Simões Filho: Secretaria de Saúde realiza de 16/04 a 04/05 ação contra o câncer de mama


 [soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/radialista-valfredo-silva-mapelenews/simoes-filho-secretaria-de-saude-realiza-de-1604-a-0405″ ][/soundcloud] Em mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Simões Filho, a partir deste mês de março uma mobilização contra o câncer de ama acontece na cidade em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Através do programa Saúde sem fronteiras, a ação promoverá o rastreamento do câncer de Mama de 16/04 a 04/05, das 07h às 18h, na Praça da Bíblia, totalmente gratuito. O agendamento para o exame de mamografia continua e é realizado no Centro de Saúde da Mulher.

Na última quinta-feira (10), o Secretário de Saúde Dr. Alfredo Assis e profissionais da área de saúde participaram de uma palestra que ocorreu na Câmara de Vereadores; onde foram apresentadas as principais estratégias que serão definidas na ação com o rastreamento do câncer.

De acordo com os principais objetivos do Projeto estarão firmados o acesso de mulheres de 50 a 69 anos com a mamografia bilateral de rastreamento, através da ESTRATÉGIA ITINERANTE, além de ofertar exames para diagnóstico do câncer de mama às mulheres que apresentarem imagens inconclusivas após realização da mamografia; encaminhar para o tratamento na Rede SUS (cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia) mulheres com diagnóstico da doença identificado.

Com o apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, a ação conta com a parceria do Governo do Estado da Bahia, Secretaria Estadual de Saúde, Universidades Regionais, Ministério Público, ONGS, Conselhos Estadual e Municipal e Câmaras de Vereadores.

Como participar

Para participar, as mulheres precisam ter em mãos: RG ou documento de identificação, Cartão SUS (obrigatório) e comprovante de residência.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está à disposição para possíveis dúvidas e esclarecimentos, caso ainda não tenha o cartão SUS, basta se dirigir a sede da Secretaria que fica na Av. Washintgton Luis ao lado do Hospital Municipal.