Lei que simboliza mobilização social pela Paz poderá ser instituída em Simões Filho


 [soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/marcos-simoes-217735983/lei-que-simboliza-mobilizacao-social-pela-paz-podera-ser-instituida-em-simoes-filho” ][/soundcloud] A Câmara de Vereadores de Simões Filho reapresentou em sessão ordinária desta terça-feira (05), o Projeto de Lei de nº 011/2016 que cria o Dia Municipal da Paz. De autoria do Vereador Nivaldo Silva Dórea (PCdoB), a proposição foi apresentada em novembro de 2013 e após reapresentação encaminhada pelo Presidente da Câmara para a Comissão de Justiça.

A Lei que simboliza a mobilização social pela Paz tem como justificativa que a ‘paz deve ser construída respeitando a vida e rejeitando a violência em todas as suas formas’, privilegiando os ideias de generosidade e solidariedade; abolindo o ódio para afastar a violência que acontece no município.

Em seu bojo, o Projeto de Lei de autoria do Vereador Neguinho foi motivado em 2013; e é uma homenagem a professora Edléa de Jesus que foi violentada e morta. A principal finalidade é difundir uma cultura de paz e superar a violência e consolidar algumas providências, entre elas:

Observar os números da violência e conhecer suas causas; organizar um movimento pela paz de maneira organizada; institucionalizar o ensino da paz nas escolas do município; implantar oficialmente o desarmamento municipal, através, do projeto de Lei Federal; fomentar a caminhada pela paz; criar seminários e produzir uma cultura essencial a respeito da construção da paz em três segmentos: Paz Social, Ambiental e Interior e realizar conferências na última semana do mês de outubro.

A proposta é que o dia seja institucionalizado no último domingo do mês de outubro em Simões Filho.