Em mutirões de limpeza pelos bairros da cidade, Prefeitura reforça pedido à população no combate ao mosquito Aedes Aegypti


Com a intenção de conscientizar e proteger a vida e a saúde da população, a Prefeitura de Simões Filho, através das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Saúde, intensifica uma série de ações conjuntas de combate à proliferação do mosquito e coronavírus em toda a cidade. Os trabalhos estão sendo realizados nas localidades de Aratu, Elmo Serejo, Cristo Rei, Convel, Góes Calmon, Centro, CIA 2, Simões Filho 1, Paulo Souto, Riacho Doce, Luís Eduardo Magalhães (Barreiro), entre outros.

O mutirão coordenado pela Seinfra e pela Saúde segue com medidas de mobilização com intervenções de limpeza como estratégia para eliminar focos do Aedes Aegypti, tais como: manutenção das vias públicas, com atividades de varrição, capinagem, retirada de terra, apanhado de entulho, remoção e descarte de lixo e materiais das residências nas comunidades que possam se tornar criadouros do mosquito.

A operação está sendo estrategicamente executada neste mês de março para evitar o aumento do registro de focos e do número de ocorrências das doenças transmitidas pelo Aedes. A pauta prioritária da cidade é o enfrentamento ao coronavírus, mas essa ação está diretamente associada com o objetivo de tirar a pressão do sistema de saúde decorrente de casos da dengue, chikungunya e zika vírus para diminuir o número de atendimento de mais pessoas nas unidades de saúde do município.

Além disso, a Prefeitura, através da Seinfra e da Saúde, pede a colaboração da população em fazer a sua parte para conter a proliferação do Aedes, tirando de suas casas recipientes que acumulam água para evitar o ambiente propício para o mosquito. Em caso de algum familiar apresentar suspeita ou for diagnosticado com a Covid-19, a orientação é: fazer a separação do material a ser descartado, os envolva em dois sacos e borrife com álcool 70% e/ou com uma solução de hipoclorito de sódio (água sanitária) sobre todo o material.

Confira outras dicas:

1 – Máscaras, lenços e luvas descartáveis devem ser colocados em sacolas duplas no lixo comum;

2 – Use dois sacos para acondicionar todo o lixo da casa;

3 – Não encha os sacos de lixo até completar toda a sua capacidade. Deixe espaço para conseguir fechá-los com segurança. É importante dar um nó ou colocar um lacre;

4 – Respeite o horário de coleta de lixo da sua rua e coloque os sacos na calçada apenas no dia e horário do recolhimento.