“A violência contra as mulheres é uma questão de saúde pública”, diz secretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres


Com o objetivo de realizar uma série de ações com palestras motivacionais, orientações, ofertas de serviços, oficinas e outras atividades, a Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), realizou na manhã desta terça-feira (26), no Centro Social, o lançamento da Campanha de Combate a Violência Contra Mulher.

Na oportunidade, o público pode contar com informações e orientações ministradas pela secretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Julieta Palmeira. Em sua fala a chefe da pasta destacou a questão do machismo no Brasil, que ela classifica como o principio da violência contra a mulher.

“Essa questão do machismo é superior a tudo e deve unir governo e sociedade. A violência contra as mulheres é uma questão de saúde pública e eu não falo isso como médica que sou não. Essa é uma definição da II Conferência Nacional de Políticas de Saúdes para as Mulheres, porque afeta a vida das mulheres, quando não lhes tira a vida pelo feminicídio”, revelou a secretária.

De acordo com Julieta, a requalificação da extinta coordenação para a então Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, significa um avanço importante da administração do prefeito Diógenes Tolentino com relação ao enfrentamento da violência familiar no município, que apresenta índices alarmantes.

“Eu tenho muito orgulho de que o legado da caravana que foi realizada aqui pela Secretaria Estadual está sendo hoje cumprido de acordo com o que foi acertado. Era uma coordenação e o prefeito deu o status de Secretaria das Mulheres e isso pra nós é uma grande conquista”, comemorou ela.

Entre as autoridades presentes estava a presidenta do Conselho dos Direitos das Mulheres de Simões Filho, Clarice Cerqueira, a Defensora Pública Municipal, Dr. Leila Portugal, a Secretária Andrea Almeida, o comandante da 22ª CIPM, Major Fábio Dias, e a coordenadora da Ronda Maria da Penha, Major Denise Santiago.