Vereador Laércio Valentin pede reforma das escolas da Ilha de São João em Simões Filho


Em sessão ordinária realizada na noite da última terça-feira (04), na Câmara de Simões Filho, um dos assuntos mais abordados foi a educação simõesfilhense. Entre as diversas indicações e explanações feitas na plenária, algumas estiveram em lugar de destaque, por atender antigas solicitações das comunidades menos favorecidas do município.

Entre as solicitações aprovadas está a indicação de 052/2017, feita pelo vereador Laércio Valentin, pedindo a reforma geral das escolas municipais da comunidade de Ilha de São João, especialmente em preparação para a chegada do período chuvoso, tendo em vista a falta de estrutura nas unidades escolares.

 Para Valentin as escolas não possuem estrutura para suportar as fortes chuvas que estão previstas para os próximos meses, ocasionando alagamentos e colocando a vida dos estudantes e funcionários em risco.

“Ainda essa semana a água atravessou a pista e as e pessoas não tiveram como sair” salientou o vereador pedindo o apoio dos outros parlamentares para que o projeto fosse viabilizado.

Durante a semana uma estudante chegou a denunciar a situação da Escola Municipal Enock Pimentel Tourinho, que segundo ela está abandonado e sem reformas desde 2004. A aluna disse ainda que um muro próximo à quadra de esportes desabou há anos, mas nada foi feito e que os alunos ficam impossibilitados de brincar diante dos riscos visíveis.

A indicação de Laércio foi aprovada por unanimidade e segue para o poder executivo tomar as medidas cabíveis para a realização das reformas.

Outra indicação que contemplou a educação em Simões Filho foi a solicitação de nº053/2017, do vereador Jailson Soares (Jajai) que contempla a construção de uma extensão da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), há muito tempo prometida pelo Governo Estadual, mas que ainda não saiu do papel.

“A indicação é primordial para a realidade municipal, haja vista que temos um problema seríssimo e já discutido nesta Casa que é o transporte universitário”, declarou Sandro Moreira. Ainda de acordo com ele, a construção da extensão da UNEB irá minimizar os problemas referentes ao transporte, além disso, os estudantes terão a oportunidade de estudar no município.

Na oportunidade o vereador Sandro Moreira também deu seu parecer favorável reescrevendo a indicação do colega e abordando a situação do transporte universitário que de acordo com o edil não comporta a quantidade de estudantes que precisam se descolar para estudar fora.

“A indicação é primordial para a realidade municipal, haja vista que temos um problema seríssimo e já discutido nesta Casa que é o transporte universitário”, declarou Sandro Moreira. Para ele, a construção da extensão da UNEB irá diminuir os problemas enfrentados pelos estudantes que ainda terão a oportunidade de estudar no município.