Vereador em Simões Filho é acusado de desviar R$ 104 mil da Associação de Moradores


Os membros da Associação de Moradores de um bairro localizado em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), fizeram uma grave denuncia contra um vereador do município, que até pouco tempo atuava como líder comunitário.

De acordo com o atual presidente da instituição, identificado como Juraci, até o momento, a nova diretoria da Associação de Moradores da Ilha de São João, instituída a cerca de um ano, não conseguiu tomar posse oficialmente dos cargos por causa da ausência da documentação necessária, que segundo ele se encontra em poder do vereador Laércio Valentim.

“O ex-presidente Laércio Valentim, que foi eleito duas vezes, não passou a documentação pra gente. Eu entrei na justiça, ganhei a documentação, com 15 dias ele me apareceu com uma ata, registrou, levou a ata e sumiu com o valor que tinha da associação em caixa”, revelou ele.

Juraci contou que o vereador Laércio Valentim, na época ainda presidente da associação, retirou o dinheiro que tinha na conta da comunidade no valor de R$ 104 mil, e até o momento não prestou conta.

“Ele sumiu com o dinheiro da comunidade, fez uma coisa imoral, não prestou conta, se elegeu, nunca se afastou do cargo e continua sendo vereador e oficialmente presidente da associação, porque ele que fez esta ata imoral”, contou.
Ainda segundo Juraci, o vereador já foi multado pela justiça e continua em processo de julgamento com relação ao valor retirado da conta da associação, que de acordo com o morador deveria ser devolvido para a comunidade.

“A justiça multou ele em 40 mil reais por ter mexido no documento da associação, que ele não poderia mais porque foi eleito duas vezes, e a gente está aguardando o que a justiça vai decidir pra ele prestar contas e devolver esse dinheiro pra comunidade. Esse dinheiro é da comunidade, não é do vereador Laércio”, enfatizou Juraci.

Revoltado com a situação, Juraci diz que enquanto o dinheiro da comunidade está sem a destinação correta em posse do vereador, os moradores continuam sofrendo com as diversas demandas nas áreas de infraestrutura, educação, saúde e segurança, por exemplo.

“Enquanto ele está com esse dinheiro na mão a comunidade precisa de benefícios, de melhorias pro bairro e a associação não tem condições de fazer nada. A sede precisando de reforma, sem nenhuma área de lazer que sempre as pessoas utilizavam pra fazer aniversário e tudo, agora não podemos fazer mais nada, porque o dinheiro está na mão de Laércio”.

Um outro morador, conhecido como Bira também acusa o parlamentar de ter negociado a questão do transporte intermunicipal com a empresa Expresso Metropolitano em nome da comunidade, sem a devida autorização dos moradores, o que causou um prejuízo imensurável para quem depende do transporte coletivo.

“Ele fica barganhando todos os valores, fazendo negociação com a Expresso Metropolitano que não favorece a comunidade e nem defende a comunidade. Uma verdadeira vergonha. Desde o ano passado foi negociado com a empresa, os representantes da associação foram pra Agerba, fizeram essa negociação que só veio trazer prejuízos pra comunidade”, afirmou Bira.

A reportagem do Mapele News entrou em contato com o vereador Laércio Valentim para esclarecer as denúncias apresentadas contra ele, mas, por questão de saúde o parlamentar não pode se pronunciar. Laércio disse apenas que já está tomando todas as medidas cabíveis para a comprovação de sua inocência.

As declarações foram divulgadas pelos moradores em entrevista ao repórter Valfredo Silva, durante o programa Bahia No Ar, transmitido pela Rádio Sucesso FM 93,1 na manhã desta quinta-feira (20).