Últimos dias: Inscrições para o Enem 2018 terminam na sexta-feira (18)


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 terminam nesta sexta-feira (18). Os interessados têm até meia noite do dia 18 de maio para fazer o cadastro e até o dia 23 de maio para pagar a taxa, no valor de R$ 82. As provas serão realizadas em 4 e 11 de novembro, dois domingos, assim como em 2017.

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição e de justificar ausência da edição passada terminou no dia 15 de abril. Ao todo, 3.818.663 brasileiros solicitaram o direito de não pagar a taxa de inscrição. Destes, 208.588 foram participantes isentos em 2017, que faltaram aos dois dias de aplicação e precisavam justificar a ausência para ter direito à nova isenção. Entretanto, apenas 8.486 apresentaram a documentação exigida e 200.102 declararam não possuir documentos que justificassem a ausência no exame.

Novidades

Excepcionalmente, em função da mudança no formato quanto ao pedido de isenção da taxa do Enem 2018, o Inep informou que, os estudantes que concluírem o Ensino Médio este ano na escola pública terão a gratuidade automática ao se inscreverem, independentemente de terem solicitado ou não a isenção em abril.

Outra novidade se refere ao atendimento especializado. Os participantes do Enem 2017 que tiveram laudo de comprovação do código de Classificação Internacional de Doenças (CID) aprovado não precisarão apresentar novo laudo em 2018, se a solicitação for para a mesma necessidade.

Todos os interessados em prestar o exame, isentos ou não, deverão fazer a inscrição entre 7 e 18 de maio. Ou seja, a aprovação da solicitação de isenção não significa que a inscrição está realizada automaticamente. Portanto, para quem se enquadra nos critérios de isenção serão necessárias essas duas etapas.

A principal novidade do Enem 2018 é relacionada ao segundo dia de provas, que passará a ter mais 30 minutos de duração para as disciplinas ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Agora, os estudantes terão cinco horas para responder às questões.

Todas as informações sobre o Enem estão disponíveis no portal do Inep, na página do Enem 2018 e no aplicativo Enem 2018, disponível na App Store e na Google Play.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *