Títulos de Cidadão para pastor e professora são aprovados de pé na Câmara de Vereadores


Além da expressiva discussão do projeto de lei que cria notificações e multas para terrenos baldios, a sessão da Câmara de Vereadores, realizada na noite da última terça-feira (17), em Simões Filho foi marcada por duas indicações de Títulos de Cidadão Simõesfilhense, aplaudidas de pé pelo público presente.

De autoria do vereador Erivaldo Canjirana, a Indicação de nº 192/2017, solicita à Câmara que seja concedido o Titulo de Cidadão Simõesfilhense ao Pr. Mauro Galdino da Silva, pastor e professor influente pelos serviços prestados ao município.

“Em Simões Filho o pastor Mauro contribuiu com o crescimento espiritual de grande número de munícipes, quando pastoreou a Primeira Igreja Batista Regular do CIA. Na ocasião contava com 90 membros, onde o pastor passou 20 anos naquela igreja”, explicou Canjirana e sua justificativa.

De acordo com o vereador, a atuação do pastor foi de grande importância para a comunidade Batista, tendo em vista que, quando deixou o pastorado em 1997 a igreja já contava com 300 membros, duas casas pastorais e duas congregações. O pastor também comandou um programa evangelístico durante muitos anos transmitido pela rádio Simões Filho FM 87.9.

Ainda segundo Canjirana, o professor Gaudino contribuiu com a cidade fundando juntamente com sua esposa o Instituto Batista de Educação na região do CIA I, que de acordo com ele ocupa lugar de destaque no que se refere à educação no município.

“No ramo da educação o Instituto Batista tem se destacado sendo referência pra outras instituições e o pastor Mauro foi o fundador daquela escola, que tem contribuído muito com o município de Simões Filho. E não é só isso, ele também foi membro do Conselho Municipal de Educação”, lembrou o edil.

O professor Mauro Galdino, hoje com 86 anos de idade, nascido em 07/04/1931 no Rio Grande do Norte é formado em teologia pelo Seminário Batista em Natal e professor aposentado pelo estado da Bahia.

Já de autoria do vereador Elimário Santos, a Indicação de nº 198/2017, solicita à Câmara que seja concedido o Titulo de Cidadã Simõesfilhense a Professora Vilma Maria Pinheiro, influente colaboradora no distrito de Mapele, zona rural do município.

Em sua justificativa, Elimário declarou que Vilma Maria é uma educadora muito conhecida e respeitada na comunidade de Mapele, onde atuou por 30 anos na educação de crianças, jovens e adultos.

Resultado de imagem para ELIMARIO LIMA VEREADOR MAPELE“Ouço o histórico e o perfil desta grande professora e diretora da qual eu fui aluno, mas também me aconselhava na conduta, na ética e na moral para cada cidadão. Aprendi muito, na verdade eu fui aluno completamente indisciplinado, mas essa pessoa me colocava, me aconselhava, me chamava pra perto, não só eu como os outros alunos de Mapele”, disse ele.

Elimário disse ainda que se sente honrado em poder conceder o título a uma pessoas que de fato desenvolveu um importante trabalho de cunho social no município e criticou indicações de pessoas desconhecidas pela população.

“Eu quero dizer pra vocês que eu fico feliz quando eu vejo pessoas virem aqui na tribuna trazer títulos de Cidadão Simõesfilhense para pessoas que têm serviços prestados a comunidade, ao invés de trazer pessoas que nem moram aqui ou que não têm nenhum prestígio, nem trabalho prestado. Mas a gente precisa dar títulos as pessoas que realmente trabalharam pelas comunidades”, enfatizou.

O vereador Manoel Conceição (Carteiro) fez questão de apoiar a indicação do nobre colega e salientar a importância da vida de dona Vilma Maria para a comunidade local. A indicação foi aprovada por unanimidade.

A professora Vilma, hoje com 81 anos, nascida em 02/05/1936 em São Felix, no recôncavo baiano é aposentada e continua morando em Mapele no convívio dos seus 4 filhos, 8 netos e 3 bisnetos. Ela alegra-se por ser respeitada na comunidade, especialmente pelos seus ex-alunos.