SUDIC inicia licitação para recuperação do Centro Industriai de Aratu (CIA)


A Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (SUDIC), órgão vinculado ao Governo do Estado da Bahia iniciou nesta sexta-feira (29) a abertura do processo de licitação para contratação da empresa que realizará as obras de requalificação do sistema viário do Centro Industrial de Aratu (CIA), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

As obras também incluem a área administrada pelo órgão estadual e todo o entorno do prédio que fica localizado às margens da BR 324.

Uma das áreas consideradas de maior importância para a economia da cidade de Simões Filho e adjacências, o Centro Industrial de Aratu, instalado estrategicamente a 20 km de Salvador e próximo a dois importantes portos marítimos do Estado da Bahia, vem sofrendo há alguns anos com o abandono por parte do poder público.

A situação de descaso transformou o local em área de desovas de veículos e de cadáveres. Para quem transita no local, é preciso atravessar áreas desertas, onde ruínas de empresas abandonadas se juntam a carcaças de automóveis incendiados, lixo e entulho jogados nas margens das pistas, alem de buracos e mato, que facilitam a ação de assaltantes.

No último dia 04 de agosto, o vereador Simõesfilhense Manoel Conceição (Carteiro) esteve em visita no local e contou em reportagem ao Mapele News a lamentável situação que ele vivenciou no local.

Resultado de imagem para manoel carteiro sudic“É lamentável a forma em que se encontra o nosso principal gerador de emprego. Não é agradável para empresário nenhum. Você chega lá e só tem buracos, iluminação precária e carcaça de carros queimados”, disse Carteiro.

O vereador contou que até mesmo a sede da SUDIC está abandonada, haja vista que, ao entrar no prédio, ele percorreu diversos corredores, tirou várias fotos e somente na saída é que foi abordado por duas senhoras.

Resultado de imagem para manoel carteiro sudic

“O abandono no Centro Industrial já começa na própria sede da SUDIC. Eu cheguei ao prédio por volta das 14 horas e as portas estavam abertas, sem nenhum funcionário. Como é que nós vamos gerar emprego daquela forma? Qual empresário vai querer instalar empresa aqui?”, indagou ele.

Na oportunidade, o vereador elaborou um relatório posteriormente encaminhado para o governador, cobrando melhorias. “Nós precisamos verdadeiramente cobrar, ir pra cima do governador e dos secretários pra que eles saibam que nós temos uma Câmara que está de fato preocupada com o município. Eu fico triste em ver o local onde eu já trabalhei em várias indústrias está completamente abandonado”, completou.

Instalado no município há mais de cinquenta anos, o Centro Industrial possui uma área total de 250.433.947,00 metros quadrados, onde estão instaladas cerca de 150 empresas, que empregam em torno de 15 mil trabalhadores.