Sistema de alerta é acionado pela primeira vez por causa das chuvas em Salvador


O sistema de alerta e alarme foi acionado pela primeira vez em Salvador por conta das fortes chuvas que caem na capital, nesta sexta-feira (20). A medida serve para chamar a atenção dos moradores das localidades de Bom Juá para o risco de acidentes em decorrência do mau tempo.

Pelo protocolo, o alerta deve ser acionado quando acumula 150 mm de chuva em 72 horas, o que ocorreu às 10 horas desta sexta em Bom Juá. De acordo com a prefeitura, a sirene também deve ser acionada nas próximas horas na Vila Picasso, em São Caetano, onde já choveu 147,8 mm nos últimos três dias.

De acordo com o prefeito ACM Neto, a medida é necessária para prevenir a população contra as tragédias que a chuva pode ocasionar. Ele destaca que essas são as áreas de maior risco de deslizamento de terra ou desabamento de imóvel por conta da ocupação irregular de encostas.

“É preciso acionar o sistema. Pode ser que não aconteça nada. No entanto, a partir da prevenção, vamos proteger melhor as vidas dos soteropolitanos”, explicou o gestor soteropolitano.

Após as sirenes serem acionadas, é iniciado o processo de evacuação das comunidades, com o deslocamento dos moradores para áreas públicas previamente estabelecidas. No caso de Bom Juá, a comunidade ficará abrigada temporariamente na Escola Municipal ACM, na rua do Ocidente. Enquanto isso, o governo municipal dará assistência aos moradores.