Simões Filho: Secretário se reúne com equipe de saúde para discutir casos de microcefalia no município


 [soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/radialista-valfredo-silva-mapelenews/secretario-se-reune-com-equipe-de-saude-para-discutir-c” ][/soundcloud] Durante reunião com a equipe de profissionais de saúde nesta segunda-feira (29), o Secretário de Saúde de Simões Filho, Dr. Alfredo Assis tratou sobre os casos de microcefalia notificados no município. O objetivo do encontro formado por um ‘Comitê’ foi alinhar e definir novas estratégias de ações de combate ao vetor, o mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças Dengue, Chikungunya e vírus Zika, este último, apontado pelo Ministério da Saúde como o causador da Microcefalia em recém-nascidos.

“É preciso trocar idéias e experiências sobre essa doença que tanto preocupa os simõesfilhenses; como todo o país”, afirmou o Secretário de Saúde para a equipe de reportagem que ainda acrescentou. “Estamos fazendo a nossa parte e a responsabilidade é de todos porque temos que travar uma verdadeira guerra contra este mosquito, pois o que está em jogo são as futuras gerações”.

Além do acompanhamento e ações que a pasta tem definido para aos casos da doença em Simões Filho, uma mobilização e campanha focada ao combate do Aedes aegypti, será intensificada nos bairros, através, do mutirão nos próximos dias; principalmente nas localidades com maiores incidências das três doenças causadas pelo vetor: Dengue, Chikungunya e Zika.

O Ministério da Saúde vêm atualizando o protocolo dos casos da doença no país e nesse sentido, as reunião desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde se justificam na necessidade de sempre rever o planejamento e estratégias de atuação da equipe de profissionais para garantir melhor acolhimento e praticidade nas ações de enfrentamento à doença.

A reunião contou com a Coordenadora de Vigilância e Proteção à Saúde, Nádia Simões. Também estiveram presentes, a Coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Ariadne Brandão, os responsáveis pelas coordenações de Assistência Integral a Saúde e Regulação de Marcações de Consultas e Procedimentos, além de psicóloga, fisioterapeuta, serviço social, entre outros profissionais.