Simões Filho: Produtos da Agricultura Familiar integram alimentos da merenda escolar


A merenda nas escolas da rede municipal de ensino de Simões Filho contará com produtos da agricultura familiar. Legumes, grãos, raízes, hortaliças, entre outros produtos integram os alimentos provenientes do Programa Nacional de Alimentos Escolares (PNAE), por meio da chamada pública que definiu a Associação de Produtores Rurais do Guerreiro.

No dia 09/05 por meio das secretarias de Educação (SEMED) e Agricultura (SEAGRI), a associação vencedora foi definida.

A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado aos estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

De acordo com a Prefeitura, a ideia do programa é “contribuir com o rendimento escolar dos estudantes da educação infantil, ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos (EJA), através da formação de hábitos alimentares saudáveis com ações de educação nutricional balanceada”.

Na última segunda-feira (23), os produtores rurais da associação vencedora, realizaram a entrega de uma amostra dos legumes e hortaliças na cantina central da SEMED e os itens passarão por uma análise da equipe nutricional do município.

Em Simões Filho, a Associação de Produtores Rurais do Guerreiro é a primeira entidade local que será contratada para prestação do serviço referente ao PNAE.