Simões Filho: Pagamento do ‘Bolsa Semear’ e outros programas sofrem alterações; saiba por que


 [soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/radialista-valfredo-silva-mapelenews/simoes-filho-pagamento-do-bolsa-semear” ][/soundcloud] A Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Simões Filho, Lúcia Abreu, na manhã desta sexta-feira (04), esclareceu a situação atual dos programas sociais que envolvem transferência de renda, como é o caso das bolsas ‘Semear’, ‘Cidadania’ e ‘Auxílio Aluguel que estão atrasados há alguns meses e garantiu a existência de uma programação pela Secretaria de Finanças do município para assegurar os benefícios a partir do mês de janeiro deste ano. Devido à situação financeira da prefeitura, os beneficiários não receberão o ‘retroativo’ referente aos meses em atraso até dezembro.

Com a grave crise econômica que afetam as prefeituras do país; e em alerta a de Simões Filho, os programas que são assistidos com recursos próprios do município; foram prejudicados com a elevação dos custos de funcionamento da máquina administrativa, cortes de verbas por parte dos governos federal e estadual, além da queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Nos últimos meses a gestão pública chegou a sofrer uma perda de R$ 6 milhões na arrecadação.

Segundo a Secretária, o prefeito Eduardo Alencar sempre tem deixado clara à situação vivenciada pela crise financeira. “Existiu essa diferença, mas estamos na luta para que essas pessoas continuem recebendo”, afirmou.

Neste aspecto, segundo avaliação da gestora, a situação é difícil e dentro das prioridades ficou definido a ‘continuidade dos benefícios’, através de uma programação. Sem informar a data do pagamento, Lúcia Abreu garantiu que será quitado o mês de janeiro; logo após o de fevereiro; para que sejam evitados os atrasos durante este ano.

“É preferível assegurar o recebimento mensal; que simplesmente acabar o programa e não receber mais nada. Se a situação financeira voltar como era antes; estaremos em contato com a Secretaria de Finanças para ver o que pode ser encaminhado durante o ano”, esclareceu a Secretária.

12814245_1686718831584274_965054678006576769_n

Com relação aos empréstimos ou ‘acordos’ que os beneficiários tenham com o banco, Lúcia Abreu esclareceu que, após a entrada do crédito na conta, a instituição financeira só poderá quitar uma parcela a cada mês; por meio de um compromisso com a secretaria.

Bolsa Semear

Regulamentado, através, da Lei 932/2013, a bolsa asseguram aos profissionais de serviços gerais, em especial, os garis em situação de desemprego; um auxílio mensal de R$ 500,00; disponibilizado em conta da Caixa Econômica Federal. 300 pessoas recebem o benefício em Simões Filho.

Bolsa Cidadania e Auxílio Aluguel

Os beneficiários assistidos por ambos os programas; também terão os pagamentos estabelecidos, através da programação que garante a quitação a partir do mês de janeiro de 2016. Devido à crise financeira, os meses anteriores também sofreram ‘cortes’.

Ainda de acordo com a Secretária uma reunião com os beneficiários deverá ocorrer para prestar maiores esclarecimentos. “A assistente social sempre faz uma revisão para ver a situação das pessoas que recebem os auxílios, inclusive, se elas estão no tempo da aposentadoria e demais direitos para que possam viver sem a dependência do Semear”, informou.