Simões Filho: Infestação de ‘moscas e muriçocas’ incomoda e preocupa moradores do distrito de Mapele


O município de Simões Filho registrou um índice pluviométrico maior no mês de janeiro em relação ao mês de dezembro de 2015. A forte chuva registrada nos últimos dias, apesar de equilibrar a sensação do ‘calor da estação’ preocupam moradores da zona rural, no distrito de Mapele que se queixam que após as chuvas houve uma proliferação de moscas e muriçocas na localidade.

Em contato com a redação, moradores disseram que a situação está insustentável devido à infestação de moscas, mesmo em ambientes limpos e a noite grande é o incômodo com as muriçocas. O superpovoamento das moscas e muriçocas preocupa os moradores que se ‘queixam que no período chuvoso é mais evidente a infestação’.

“Não bastasse a multiplicação de focos do Aedes aegypti que ocorre em diversos lugares, aqui por ser uma zona rural e com muita mata; é preocupante essa grande infestação de moscas que já está nos assustando”, disse uma moradora que revelou ainda: “mesmo em ambientes limpos, os insetos tem aparecido em grande número”.

“No período chuvoso é freqüente o aparecimento de moscas aqui em Mapele e com certeza agora com essas doenças que vêm assolando no Brasil como a dengue e zika a nossa preocupação é muito grande porque não sabemos ao certo o tipo desse mosquito”, acrescentou dona Elenildes.

 

Ainda de acordo com a moradora, no ano passado toda comunidade sofreu com as picadas dos insetos e agora novamente. “Fazemos um apelo para que a equipe da Vigilância Sanitária do município faça uma visita na região e tome uma providência”, desabafou.

moscas2-300x225
Ilustração

Segundo o ‘Site Tua Saúde’ as moscas podem transmitir doenças porque estão em contato constante com materiais em decomposição, como fezes ou sujeira, transportando bactérias capazes de causar algumas doenças, como: disenteria, diarréia, micose, cólera, febre tifóide, conjuntivite, cólera, etc.

Estas doenças podem ser transmitidas pelas moscas domésticas porque as bactérias, normalmente, ficam grudadas no seu pelo, podendo ser liberadas sobre a comida ou dentro de feridas na pele, quando entram em contato direto com os humanos.

Cuidados para evitar as moscas domésticas

Alguns cuidados simples para evitar as moscas domésticas:

 Não deixar acumular o lixo mais de 4 dias dentro de casa;

 Lavar o fundo do recipiente onde é colocado o lixo com água sanitária uma vez por semana;

 Utilizar um prato ou outro utensílio para tapar a comida, evitando deixá-la exposta;

 Evitar comer comida que esteve em contato direto com moscas;

 Colocar redes contra moscas e mosquitos nas janelas;

 Usar uma rede mosquiteiro para dormir, especialmente no caso dos bebês.

 No entanto, caso as moscas consigam se desenvolver dentro de casa mesmo seguindo estas dicas existem formas de às eliminar, como usar inseticidas, armadilhas ou vaporizadores, por exemplo.