Sem Audiência Pública, atletas de Simões Filho promovem batepapo sobre o esporte da cidade


Esportistas da cidade de Simões Filho participaram de um batepapo informal na Câmara de Vereadores, na manhã desta sexta-feira (20), após cancelamento da audiência pública pela falta de representatividade dos vereadores que em sua grande maioria não compareceram ao evento que atenderia às reivindicações intensificadas dos atletas no dia 12 de maio. Atletas de algumas modalidades esportivas, o secretário de Desportos Genivaldo, o Ouvidor do município Fábio Prado e órgãos da imprensa estiveram presentes no debate.

Sem uma oficialização declarada sobre a ausência dos parlamentares, de acordo com os atletas presentes, a avaliação é a “falta de compromisso com o setor que além da falta de reconhecimento de levarem o nome da cidade em diversas competições, inclusive, internacionais; faltam ainda políticas públicas consolidadas que garantam melhor desempenho e atuação aos esportistas da cidade”.

“É preciso que realmente abracem a causa”, questionaram os atletas que consideraram o batepapo positivo como uma base de organização de uma pauta para a próxima audiência pública. “Vou sair nas ruas e escolas para Simões Filho voltar a ser um celeiro de esportistas”, afirmou a atleta Solange Carvalho.

Durante as discussões várias críticas foram feitas aos Vereadores, além de cobrarem apoio da Secretaria de Esportes. Uma das ideias que serão levantadas é a verificação das leis que regulam a atividade e identificação das questões coletivas que incluem as federações, associações, modalidades e ligas da cidade por uma proposta de calendário com categorias organizadas.

O Presidente da Federação Naja de Artes Marciais e Diretor Técnico do ISKA Bahia, Marcos Ferreira reforçou o apelo ao atleta Demétrios Gladiador que irá competir nos EUA no início do mês de julho. “Esperamos conseguir o apoio para que Simões Filho tenha uma divulgação maior no esportes”. “Quando viajamos em nossa farda está escrito: Simões Filho”, destacou a questão da falta de repesentatividade dos poderes públicos.

13228052_1716723548583802_282305117_n

Antônio Carlos Assis Júnior, campão em diversas competições no atletismo nacional e internacional criticou a falta de sensibilidade dos poderes públicos e destacou que ‘não há futuro sem se preocupar com o presente’, referindo-se a consolidação da prática e incentivo às crianças da cidade.

2

De acordo com o professor de Basquete, Marcelo Guimarães, além de buscar o apoio, os esportistas necessitam se organizar para as conquistas sejam consolidadas em quatros esferas da educação física: “Esporte/Lazer Esporte/Educação, Esporte/Amador e Esporte/De alto rendimento”.

Outra questão levantada no batepapo foi à criação de um Fórum Permanente de Discussões para formatação de projetos na busca da institucionalização do setor em Simões Filho, em especial, as associações que necessitam se regularizar.

Após o debate, uma nova audiência pública ficou marcada para discutir o esporte da cidade que ocorrerá na quinta-feira, 9 de junho.

O esporte da cidade foi representado pelo atletismo (Antônio Carlos Assis Júnior, Josenilton Santos da Paixão, Gilvã Carvalho, Solange Carvalho, entre outros), no basquete (Marcelo Guimarães) e nas Artes Marciais/Kickboxing (Presidente da Federação Naja – Marcos Ferreira).

Três vereadores estiveram presentes: Nivaldo Dórea que conduziu o batepapo. No final chegaram os Vereadores, Élio Santos e Dene da Metalúrgica. O batepapo contou também com o ex-Vereador Orlando de Amadeu, além de outras personalidades ligadas ao esporte.