Secretária fala sobre avanços ocultos da saúde em Simões Filho; “Nós duplicamos os atendimentos no município”


Responsável por uma das pastas mais importantes da gestão municipal, a secretária de Saúde de Simões Filho, Dr. Maria Betânia se pronunciou durante a solenidade de assinatura das ordens de serviços para revitalização da UBS do Ponto Parada e da UPA, falando sobre algumas ações que, segundo ela, até então estavam ocultas.

“Eu queria dizer a vocês algumas coisas que a gente tem feito na saúde e que a gente não propaga muito. Desde que nós entramos aqui, aumentamos o número de atendimentos médicos em Simões Filho. Os médicos atendiam somente em um turno e hoje dão dois. Nós duplicamos os atendimentos”, comemorou a secretária.

Betânia citou alguns médicos de especialidades muito procuradas no município como neurologista e endocrinologista que aumentaram suas cargas horárias de trabalho, além de outras especialidades como cardiologista pediatra, pneumologista pediatra e neuropediatra que não atendiam no município e agora estão disponíveis para a população.

“Nós aproveitamos todos os médicos efetivos, fizemos uma proposta interna e estamos espalhando as especialidades por todo o município. A exemplo de Santo Antônio do Rio das Pedras, que nós só tínhamos o programa de Saúde da Família e hoje também temos pediatra. Em Pitanga de Palmares, além do pediatra e do clínico, nós temos ortopedista lá. Então, nós estamos tentando espalhar pelo município as especialidades básicas para otimizar o atendimento da nossa população”, ressaltou.

A secretária também comentou sobre as últimas melhorias realizadas do hospital da cidade. “Começou hoje a instalação do Raio X digitalizado no Hospital Municipal de Simões Filho. A gente mudou recentemente o local de atendimento de saúde mental. A saúde mental durante muitos anos era realizado no primeiro andar, hoje a gente já atende no térreo e com muito mais segurança. Assim como a gente mudou também o atendimento dos programas de hanseníase e tuberculose para um lugar mais arejado”.

Segundo Betânia, embora a gestão esteja empenhada em fazer o máximo possível, qualquer deslize que seja cometido ou o mínimo que fique sem ser feito irá ser motivo para as pessoas se queixarem e criticarem seu trabalho.

“Tudo isso a gente tem que mostrar a vocês que a saúde, às vezes ela não parece muito, porque agente faz 99% e quando a gente não faz 1%, deste 1 as pessoas se queixam. Mas eu digo a vocês que tudo isso não é só com apoio do prefeito não, é com muita cobrança também”.

Para concluir, a chefe da pasta revelou que não é fácil administrar a saúde, mas disse que tem certeza que o melhor tem sido feito e que as coisas só tendem a melhorar cada vez mais.

“A saúde vai despontar, mas é uma pasta dificílima e por mais que a gente faça, o 1% que falte, as pessoas só se apegam no 1. Mas eu tenho certeza que com o apoio do prefeito, a gente tem feito o que é melhor para o município”, concluiu.