Salvador: Escorpiões infestam 43 bairros


No bairro da Boca da Mata, na periferia de Salvador, estão 24,3% dos casos de notificações da presença de escorpiões em residências. Diariamente, o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (CCZ), recebe entre 15 a 18 chamados da população alertando sobre a presença do aracnídeo, que em algumas espécies são venenosos e podem causar até a morte.

O Centro de Controle de Zoonose de Salvador alerta que em 43 bairros de Salvador fopram detectadas a presença do animal e em alguns deles – Boca da Mata, Pirajá, Canabrava, Fazenda Grande II e Valéria, a incidência tem sido bem maior, o que coloca essas localidades em constante alerta das equipes de saúde.

“Não é uma epidemia, mas um quadro de alerta, pois os aparecimentos desses animais têm sido diários e levam riscos à população”, alerta a bióloga e coordenadora do programa de Controle de Escorpiões do CCZ, Ana Virgínia Rocha. Ela diz, ainda, que a principal causa das infestações são os desmatamentos nesses locais. “Expulsos das matas eles migram para as casas, onde encontram ambientes adequados para se reproduzirem”, diz.

Tribuna daBahia