Regulação: Irresponsabilidade do Governo do Estado poderá fazer mais 1 vitima em Simões Filho; família pede socorro


Uma paciente internada em estado gravíssimo no Hospital Municipal de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), enfrenta o drama de aguardar por providências do serviço de regulação do Governo do Estado enquanto seus familiares apelam por sua sobrevivência.

De acordo com a filha de dona Marizete Pereira Invenção, conhecida popularmente como Zetinha, de 58 anos, sua mãe deu entrada na unidade hospitalar na madrugada do último sábado (19), com um quadro de parada cardíaca e respiratória, onde permanece internada em coma induzido.

Mesmo sem contar com o serviço de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a equipe médica do hospital conseguiu realizar os procedimentos de reanimação, possibilitando que a paciente continuasse lutando pela vida.

“Eles conseguiram realizar todas as manobras de reanimação em 5 minutos, fazendo com que ela voltasse a ter seus batimentos cardíacos e ter a possibilidade de conseguir resgatar a própria vida”, revelou Tamires.

Ainda segundo Tamires, alguns exames simples foram feitos na tentativa de diagnosticar as causas da patologia, mas infelizmente o hospital não dispõe de recursos necessários para realizar os procedimentos que dona Marizete realmente precisa e por isso a paciente aguarda pela regulação para uma das unidades especializadas na capital baiana.

“Os médicos desconfiam que ela sofreu um infarto, mas para confirmar é preciso fazer um ECG. Com ela está entubada e em coma induzido, o hospital não dispõe da estrutura necessária pra ela fazer o exame”, explicou a filha.

Ainda segundo Tamires, os médicos deram uma estimativa de dez dias para que a paciente seja diagnosticada e tratada, caso contrário, Marizete pode vir a falecer.
“Já tomamos todas as providências necessárias, procuramos todas as autoridades do município que pudessem interferir e agora só temos dez dias pra diagnosticar e realizar as intervenções cirúrgicas pra ela continuar viva”.

A filha salientou que no caso da regulação, somente o governo estadual poderá resolver a transferência de dona Marizete, porém até o momento a família não conseguiu se quer um retorno da solicitação de transferência.

“O governo tem deixado a gente na mão e se isso continuar acontecendo a gente vai acabar perdendo o ser humano que ainda briga pra sobreviver. O governo não está nos dando possibilidade nenhuma de nos desfazer dessa situação toda. A gente ainda tem possibilidade de resgatar a vida de minha mãe, agora eu necessito com urgência da UTI”, disse ela.

Dona Marizete é mãe de 5 filhos e 14 netos. Os familiares e amigos irão realizar uma manifestação em frete ao Hospital Municipal por volta das 12h desta terça-feira (22), com o intuito de chamar a atenção das autoridades para o caso.

“A gente precisa da vida dela. Se ela tem lutado mesmo depois de ter chego ao hospital com parada cardíaca, é sinal de que ela ainda tem chance. Estou falando como filha desesperada”, finalizou Tamires.