Prefeito lamenta fechamento da Xerox em Simões Filho e diz que a falta será suprida por outras empresas


Uma grande multinacional que atua há décadas no município de Simões Filho, na Região Metropolitana anunciou o encerramento das suas atividades na Bahia ainda nesta semana.

Funcionários da Xerox do Brasil, empresa que produz matéria prima para impressoras e fotocopiadoras, estão em greve desde a última segunda-feira (20), quando a direção informou que a fábrica estará de portas fechadas a partir do próximo dia 27.

Em protesto às demissões anunciadas pela empresa, cerca de 90 trabalhadores resolveram se concentrar na área externa da unidade, até que alguma posição seja adotada para garantir todos os direitos previstos em lei para cada empregado.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Químico (Sindiquímica), a multinacional anunciou o fechamento da unidade alegando a diminuição da demanda dos produtos no mercado interno, obrigando a matriz decidir fechar a unidade na Bahia. O sindicato está intermediando as negociações entre a empresa e os funcionários demitidos.

Em entrevista na manhã desta quinta-feira (23) o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino, lamentou a decisão da matriz e disse que está acompanhando a situação da empresa e dos funcionários de perto.

“Nós estamos acompanhando essa situação. É uma decisão da matriz de readequar o orçamento e o planejamento da Xerox. Infelizmente eles entenderam que não havia mercado para manter a fábrica funcionando e tomaram essa posição”, explicou Dinha.

Embora reconheça que o fechamento da fábrica seja um fator negativo, afirmou que com a carteira de investimentos das novas empresas instaladas no município deverá compensar a falta da multinacional.

“É um fato negativo, porém, ciente de toda essa situação que o país atravessa, ao longo dos últimos meses eu tenho trabalhado para que outras empresas estejam suprindo essa necessidade”, completou.

Em 2008 a Xerox fechou sua unidade de Manaus e sua produção fabril foi toda concentrada na unidade de Simões Filho. Na época os funcionários não foram reaproveitados pela Xerox, mas a empresa elaborou um pacote para auxiliar os 86 trabalhadores da unidade.