Prefeito de Simões Filho Diógenes Tolentino prorroga suspensão de aulas por mais 15 dias


O prefeito Dinha Tolentino anunciou na tarde desta terça-feira (31/03) a prorrogação do decreto municipal Nº 182/2020 que suspende atividades em escolas públicas, privadas, além de parques públicos e privados, espaços culturais, autoescolas e academias por mais 15 dias. O decreto anterior tinha validade até a quarta-feira (1). As medidas impostas pela prefeitura visam conter a disseminação do novo coronavírus (covid-19) e garantir a manutenção do isolamento social em Simões Filho município da Bahia, que fica na Região Metropolitana de Salvador.

Diante dos riscos oferecidos pelo Coronavírus, que já compromete diversas cidades vizinhas, as novas medidas foram adotadas pelo prefeito, por meio de continuação ao decreto Nº 172/2020, para intensificar a prevenção e enfrentamento da doença.

De acordo com o documento já assinado pelo Prefeito Diógenes Tolentino, que foi publicado na segunda-feira (23), ficou suspenso por 15 dias, contando a partir da publicação do decreto, o funcionamento dos seguintes estabelecimentos: Clínicas que prestam atendimento ambulatorial, todos os estabelecimentos comerciais, como lojas, bares e casas de show. Clubes e equipamentos esportivos, públicos ou privados, bem como as atividades coletivas realizadas nesses espaços, também ficam suspensas. O comércio ambulante também foi interrompidos.

Os restaurantes, lanchonetes e pizzarias poderão funcionar apenas com o serviço de entrega a domicilio. Já as padarias, só poderão comercializar produtos para retirada imediata, ficando vedado o preparo de lanches e consumo nas dependências do estabelecimento, a fim de evitar aglomerações. Devem dispor também de álcool gel 70% e/ou possibilitar a higienização das mãos pelos usuários.

Outro serviço que também foram suspenso, o dos consultórios odontológicos, públicos e privados. Funcionando apenas as emergências odontológicas. Enquanto isso, as casas lotéricas e agências bancárias devem reduzir o funcionamento presencial, apenas para o atendimento de serviços estritamente essenciais e limitar o acesso ao interior da unidade a 1 (uma) pessoa por caixa de atendimento, adotar medidas de distanciamento adequado e higienização dos clientes enquanto aguardam ou são atendidos.

Os preços dos produtos também serão fiscalizados, e medidas cabíveis serão adotadas em caso de cobrança abusiva. O descumprimento das medidas estabelecidas será considerado infração.

Até o momento, Simões Filho, não registra casos confirmados, e dois casos suspeitos que foram notificados, foram descartados.

Os munícipes que porventura tiverem sintomas da doença, podem entrar em contato com a Coordenação de Vigilância e Proteção à Saúde (CVPS), através do números: 3296-1704 ou 98546-5909.