População prestigia tradicional desfile cívico de 7 de Setembro em Simões Filho


O tradicional desfile cívico de 7 de Setembro, em Simões Filho, realizado em comemoração aos 194 anos da Independência da nação brasileira, reuniu uma grande multidão de pessoas e famílias na manhã desta quarta-feira (7), no circuito que levou o tema: “A Água e a Educação Valem Ouro”. Em meio à passagem de milhares de pessoas que participaram do dia da Pátria, a comemoração registrou a presença do prefeito Eduardo Alencar (PSD), do Secretário de Educação, Jorge Salles e demais secretários que por mais de 4 horas, acompanharam o evento.cats4

Para a realização do desfile, a Secretaria de Trânsito e Transportes (SETRAN), organizou esquema especial de trânsito e algumas vias foram interditadas, para melhor acesso do público que prestigiou o ato cívico. O tradicional desfile teve início por volta das 09h15 e a Polícia Militar abriu o evento e apresentou as novas viaturas da corporação.

Diversos órgãos e instituições participaram do desfile cívico, como o Corpo de Bombeiros Militar (193), a Guarda Municipal de Simões Filho, SAMU (192), Bombeiros Civis que apresentou a Escola de Formação de Bombeiros, Defesa Civil, Loja Maçônica, Associação dos Deficientes de Simões Filho (ADESF), NATESF, Grupos de Idosos, Associação de Surdos de Simões Filho (ASSF), Desbravadores, Percmusic, Grupo Gay de Simões Filho (GGSF), Ciclistas (Bike Club), entre outros, além dos 12 pólos de ensino que compõem a rede pública municipal. Algumas escolas da rede pública estadual participaram do evento e levou cartazes em forma de protesto contra o governo do Estado.

A cerimônia também marcou como de costume, a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que todos os anos promove o concurso de criação do slogan e logotipo que é usado nas peças publicitárias do evento. Este ano, o desenho eleito para ilustrar as comemorações do dia da Pátria, em Simões Filho, foi o do aluno Darlan dos Santos Valentim, 11 anos, que cursa o 5º ano matutino da Escola Municipal Aratu. O aluno recebeu das mãos do Prefeito Eduardo Alencar e do Secretário de educação Jorge Salles, um tablet como premiação.

O desfile também contou com a participação de cerca de dez fanfarras locais e de cidades da região metropolitana.

O tema do desfile cívico propagou o olhar que a sociedade deve ter para evitar o colapso hídrico no planeta. A água um dos mais importantes elementos da Natureza é um símbolo que define que todos “nós somos iguais e que, portanto, toda a humanidade precisa da água para sobreviver”.