Paulista tem domingo diferente em Simões Filho após receber visita da Equipe Motta, voluntários e TV Record: “estou voltando a viver”


Uma verdadeira lição de solidariedade e amor ao próximo marcaram a comunidade de Mapele, na zona rural de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), neste domingo (19).

Imagem relacionadaPara o senhor Claudio Donizete da Cruz, de 54 anos, vítima de um acidente de trabalho que o deixou em cima de uma cama, dependendo exclusivamente da ajuda de vizinhos, o último final de semana foi regado pela esperança de dias melhores.

Após a publicação de uma matéria especial no site Mapele News acerca das condições precárias nas quais o desempregado estava vivendo, algumas pessoas se sensibilizaram e resolveram se unir em um único propósito: promover qualidade de vida e dignidade a quem realmente necessita.

Além da vizinhança, que mesmo sendo carente de apoio dos poderes públicos tem se mobilizado para ajudar Claudio, a equipe do Bombeiro Motta, que há anos desenvolve um trabalho verdadeiramente social no município estiveram no local e proporcionaram ao desempregado aquilo que ele mesmo classifica como: “voltar a viver”.

Claudio foi presenteado com uma cama nova e um colchão do modelo “casca de ovo”, que além de ser apropriado para quem necessita permanecer muitas horas em repouso, também exerce a função “massageador”, permitindo que o corpo relaxe em quanto repousa.

Também foram entregues uma cesta básica, materiais de limpeza e higiene pessoal e roupas. Em entrevista ao Mapele News, Bombeiro Motta descreveu a sensação de poder contribuir com a situação do homem e sentir a gratidão dele estampada nos olhos.

“Foi um momento muito importante. Nós conseguimos algumas doações, mas isso não é nada, o mais importante foi estar perto dele, dando atenção, ouvindo o que ele quer, o desabafo dele e recebendo a gratidão dele em troca. Isso sim é importante, por isso esse domingo foi muito feliz pra gente, pra equipe Motta mais uma vez”, revelou o bombeiro.

Para Motta, a alegria de ver o sorriso no rosto do desempregado pelo simples fato de poder sair um pouco de dentro do barraco de madeira onde mora e poder contemplar o brilho do sol, foi indescritível.

“Ele chorou quando a gente botou ele no sol e isso foi muito emocionante. É como um atendimento salva-vidas. Aqui também é uma ação salva-vidas, porque ele está voltando a ter dignidade, ele ficou muito feliz em poder contemplar a claridade do sol”, comemorou.

O Bombeiro também fez um apelo às autoridades públicas municipais, pedindo que amparem o idoso com algum tipo de programa social como o Bolsa Família, ou o Auxílio Moradia, para que Claudio passe a viver em um ambiente mais confortável.

“Eu gostaria que essa matéria chegasse até o prefeito para que a ajuda se estendesse, porque ele mora aqui nesse barraco, de difícil acesso que não é lugar de ninguém morar, mas infelizmente as coisas acontecem e ele veio parar aqui”.

Com relação a comunidade, o bombeiro disse que apesar de também necessitar de ajuda, a comunidade toda se mobilizou para ajudar, o que mostra que não precisa ter muito para fazer a diferença na vida de alguém.

“A comunidade aqui é unida. É uma comunidade que também é carente, mas as pessoas se uniram, ajudaram a agente a trazer a maca, a subir com o colchão, então são pessoas aqui não tem muito, mas oferecem o que tem”, concluiu.

A senhora Simone Magalhães, que também esteve lá para oferecer algumas doações, contou que espera a mesma atitude de outros munícipes e também da administração pública, tendo em vista que a situação do idoso é de extrema vulnerabilidade.

“Eu queria que as pessoas se conscientizassem que ele é um ser humano, que necessita de ajuda e nós precisamos ter mais amor ao próximo, porque a gente não sabe do dia de amanhã. A situação que ele se encontra é de total vulnerabilidade, por isso eu peço as autoridades e as outras pessoas que possam olhar pra ele com carinho e oferecer alguma ajuda, seja com mantimentos ou até mesmo apenas com atenção, com uma palavra de carinho, porque ele precisa se sentir humano”, disse ela.

Para completar o domingo diferente, senhor Claudio recebeu no fim da tarde a visita do repórter Gomes Nascimento, da Rede Record Bahia, que produziu uma matéria especial, no sentido de conseguir ainda mais contribuições para o desempregado. A reportagem será transmitida em rede estadual, através do programa Balanço Geral.

Desumanidade: Após acidente de trabalho, homem de 57 anos pena em cima de uma cama sem qualquer tipo de assistência em Simões Filho
Homem em situação de abandono recebe visita de advogada trabalhista e representantes da saúde em Simões Filho

Confira as fotos da ação