Parceria entre comunidade e Instituto Federal gera ações de caráter esportivo e social em Simões Filho


Uma parceria entre a comunidade do bairro de Pitanguinha e todo o seu entorno com o Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Simões Filho tem gerado momentos de esporte, lazer e cidadania para os munícipes da localidade.

Nos seus quase quatro anos de existência, o Ginásio de Esportes da instituição, popularmente conhecido como Periquitão tem se tornado um espaço vital, não somente para as atividades acadêmicas, mas para toda a vida social da comunidade onde o IFBA está localizado.

Para selar a parceria, na manhã desta terça-feira (18), os representantes dos grupos comunitários que utilizam o Periquitão se reuniram com o diretor geral do Campus, professor Rúi Mota, para definir as regras de uso do Ginásio.

De acordo com o professor Rui, a disponibilidade do espaço é uma das maneiras que a instituição encontrou para exercer um trabalho social junto a comunidade da Pitanguinha, contribuindo com a prática de esportes e lazer.

“É mais uma forma que a Instituição tem de cumprir seu papel social juto à comunidade” disse, “Desde que abrimos foram mais de 500 jogos e eventos sociais que também são uma maneira de atrair os jovens de Simões Filho para a escola”, finalizou.

Babas organizados por diversas equipes, basquete para surdos, boxe, capoeira e voleibol são alguns dos esportes praticados pela vizinhança, sem falar na presença de grupos das igrejas Universal e adventista, que também praticam esportes regularmente no Ginásio. Na parte social, o espaço já celebrou diversos casamentos, batizados e formaturas.

Pitanguinha é um bairro de Simões filho que não tem uma quadra pública. Fora das ruas, diminuem os índices de exposição de menores à criminalidade e a comunidade só tende a melhorar. “Temos muito a agradecer por poder utilizar o Ginásio gratuitamente”, defendeu um morador.

Com a definição dos horários e regras básicas para utilização do espaço, que sempre é colocado a disposição quando não está sendo ocupado pelos alunos, todos saíram da reunião com a impressão de um saldo positivo.