“Os motoristas só vão parar de infringir as sinaleiras quando as multas começarem a chegar em casa”, diz secretário Jackson Bonfim


O caos no trânsito de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) é um assunto que nunca vai sair de pauta. Isso porque o tema é discutido frequentemente pela população local, que ainda sonha com um sistema de Mobilidade Urbana seguro e organizado.

Em entrevista ao programa Panorama de Notícias desta sexta-feira (15), o secretário da pasta, Jackson Bonfim falou sobre o processo de licitação para a contração da nova empresa de transporte coletivo, que ainda está em fase de legalização para então pode acontecer.

“Desde que assumimos a gestão estamos trabalhando para realizar a licitação. Esta licitação é um processo que não começou nesse governo, a gente encontrou já com um atraso de cinco anos, um Termo de Ajuste de Conduta que tinha sido assinado pela gestão anterior junto ao Ministério Público e não foi cumprido”, salientou Jackson.

No que se refere aos longos engarrafamentos e filas duplas de carros estacionados nas vias públicas, o secretário atribuiu o problema à falta de bom senso dos condutores que muitas vezes param seus carros em locais inapropriados e disse que não é fácil para os agentes de trânsito lidar com esses problemas todos os dias.

“Às vezes falta bom senso das pessoas em saber que em determinados locais não devem estacionar seus veículos, como em porta de garagem, entrada de rua, esquinas, não colocar o veículo de forma dupla na avenida. Já tem um veículo estacionado você para do lado, liga o pisca alerta do seu carro e parece que a partir daquele momento você ficou invisível, enquanto para trás vai se formando um grande engarrafamento”, ressaltou Bonfim.

De acordo com o chefe da pasta, esse tipo de situação só será reduzido quando a prefeitura colocar em vigor o projeto que cria zonas pagas de estacionamento. Deste modo, todo condutor que for pego fora da área de estacionamento será multado e ficará suscetível a ter o carro rebocado.

“Quando a gente criar as zonas de estacionamentos, as pessoas só vão poder estacionar naqueles locais devidos. Mas, o problema todo do município é que ao longo dos anos a cidade cresceu com 140 mil habitantes, 38 mil veículos registrados só no Detran em Simões Filho e a gente não tem uma lei que vá dá ao município a oportunidade de todo esse sistema de estacionamento”, declarou ele.

Ainda segundo Jackson, a Procuradoria do município já está em posse do novo projeto de lei que regulamenta a criação das zonas de estacionamento e permite que a prefeitura multe motoristas infratores, que será encaminhado pelo prefeito à Câmara e certamente será aprovado pelos edis.

Sobre as infrações em sinaleiras, o secretário afirmou que os motoristas infratores só deixarão de evadir o sinal vermelho quando as multas começarem a chegar em suas casas, especialmente no cruzamento que fica nas imediações da Cidade da Criança, onde os motoristas normalmente não respeitam o sinal.

“A sinaleira está lá, fecha em tempo bom para os carros passarem, para os pedestres, foi feito todo um estudo de viabilidade desses semáforos, contou quantos veículos passam ali por dia, quantos pedestres, mas infelizmente o nosso motorista, e aí não é todos, mas aquela parte que não tem o bom senso de parar no semáforo, está esperando apenas chegar as multas. Na hora que chegar a multa ele diz, agora eu paro porque começou a multar, infelizmente é assim”, completou Bonfim.

Jackson ainda disse que as pessoas vão criticar o sistema de multas, mas, “se não existir motorista infrator nunca vão haver multas”.