O PRINCÍPIO DA IGUALDADE: Projeto “Jesus Vive” da PM distribui roupas e brinquedos em Mapele


Uma ação louvável que mobilizou centenas de pessoas no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) chegou ao fim e fez a alegria de diversas famílias carentes.

A campanha solidária “Jesus Vive”, promovida por policiais da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) arrecadou roupas e brinquedos para colaborar com quem de fato precisa.

Esquecida pelos poderes públicos há anos, a comunidade de Mapele, localizada na zona rural do município foi contemplada com o verdadeiro princípio da igualdade, recebendo uma parte das doações, entregues pelos PMs juntamente com algumas autoridades municipais e estaduais, na manhã desta quarta-feira (13).

A Campanha solidária partiu da iniciativa do Sargento Erivaldo Santos, ex-coordenador da Guarda Municipal e ex-presidente da Associação de Moradores do Km 30, que declarou conhecer de perto a situação de desigualdade social no município e junto com a corporação decidiu realizar a ação.

“Para nós que acompanhamos de perto o sofrimento das comunidades carentes, sabemos que um gesto simples pode mudar completamente a vida de alguém. Eu me senti realizado como ser humano, por saber que ainda existem pessoas boas neste mundo, capazes de abrir mão do que é seu, para doar para aqueles que mais precisam. O sentimento é de muita alegria, felicidade e de dever cumprido, como cidadão, e como policial, que é o cidadão fardado”, declarou Santos.

Mais de 100 moradores do Condomínio Crescer em Mapele participaram da entrega e receberam as doações, que ainda foi acompanhada por um delicioso café da manhã, promovido pela PM.

Entre os contemplados, uma criança recebeu das mãos do Sargento uma bicicleta em perfeito estado. “Foi muito gratificante entregar pessoalmente aquele presente a essa criança e vê o sorriso estampado em seu rosto”, disse Santos.

De acordo com o militar, a ação foi tão gratificante que ele mesmo resolveu buscar parcerias para trazer outras iniciativas sociais ao bairro. “A área aqui é maravilhosa. Eu fiquei tão contente com o resultado da ação que quero trazer outros projetos para a comunidade”, assegurou Santos.

Para o vereador Manoel Carteiro, eleito pela comunidade local e adjacente, o projeto foi um belo presente para os moradores, que se depender de sua colaboração serão beneficiados outras vezes.

“Foi muito bonito o que a PM fez aqui hoje. Como vereador, eu me disponho a buscar sempre mais parcerias, no sentido de melhorar a qualidade de vida do munícipe simõesfilhense e em especial da comunidade onde eu moro”.

Assim como Mapele, tantas outras localidades de Simões Filho sofrem com a desigualdade social e carecem da intervenção pública para lhes a assegurar os direitos comuns a todos.

A Constituição Federal de 1988 dispõe em seu artigo 5º, sobre o princípio constitucional da igualdade. Ressaltando que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

Nestes termos, fazem-se necessárias ações como a de hoje, que busca fazer o “bem sem olhar a quem” ou sem qualquer interesse pessoal.

Participaram também do evento o Comandante da PM, Major Fábio Dias, o Tenente Bastos, os vereadores Manoel Carteiro e José Arnoldo, o coordenador da Guarda Municipal, Souto, o chefe dos vigilantes municipais, Rubens, alguns líderes comunitários, o secretário de Ordem Pública e Capitão, Bartolomeu, que representou o prefeito Diógenes Tolentino, além da participação popular.