O Preço da traição. Quanto vale 30 moedas? Pergunta ex-secretário de Educação Jorge Sales


Preocupado com o curso da política brasileira e até mesmo simõesfilhense, o ex- secretário de Educação Jorge Sales aproveitou a quinta-feira Santa, para fazer uma breve reflexão sobre o valor da fidelidade.

De ante dos últimos acontecimentos que repercutem no país e fizeram a nação virar de “ponta a cabeça” como: o impeachment da ex-presidente Dilma, as delações da Operação Lava Jato, e tantas outras circunstancias que marcaram a história da nação, o ex-gestor questionou quanto valeria hoje a lealdade de um homem.

Nos tempos em que as “malas de dinheiro” valem mais do que os valores ensinados pelos nossos antepassados, como o amor ao próximo, a palavra de honra, o uso do bom senso e o respeito mútuo, poucos são aqueles em que se pode confiar.

Em Simões Filho, a realidade humana, social e política não tem sido diferente do restante do país, por isso vale à pena a leitura e a reflexão, sobre como 2.000 anos depois da traição de Jesus, o homem ainda consegue se vender por tão pouco preço.

Leia o texto no integra:

Numa quinta feira, há quase 2.000 anos atrás, um homem traiu aquele que ele chamava de mestre e o traiu com um beijo, em troca de 30 moedas. Apesar de acharmos que nenhum valor vale uma traição, ficamos a nos perguntar, quanto valiam trinta moedas de prata?

Fomos buscar uma resposta e encontramos várias, mas preferimos mostrar a seguinte:1(uma) moeda de prata (dracma) naquele tempo era usada para pagamento de um dia de trabalho, semelhantemente,1 (um) denário naquela época era o valor pago para um dia de trabalho.Portanto Jesus foi traído pelo equivalente ao valor que alguém receberia por 30 dias de serviço.

Se fossemos fazer uma conversão simples para a nossa realidade brasileira pegaríamos o valor do salário mínimo nacional, que hoje vale R$ 937,00.

Porque depois de quase 2.000 anos, quando a humanidade cristã unanimemente repudia a atitude de Judas, o homem continuam traindo? Existem várias tentativas de explicar o inexplicável, como: deixou de gostar; acabou o compromisso; porque se sentiu abandonado; por vingança. Mas algumas pessoas simplesmente traem. Não precisam de motivos determinantes ou algo em especial. Elas não conseguem permanecer fiel por muito tempo a ninguém e não deixam passar a oportunidade de se dar bem.

Neste momento tão conturbado da política brasileira, precisamos fazer uma reflexão dos fatos. Jesus Cristo tinha 12 apóstolos (aliados), 1 o traiu e outro o negou por três vezes, 10 foram fies até a morte.

A Presidente Dilma Rousseff iniciou seu segundo mandato com 10 partidos na sua base aliada e foi traída por sete e negada por 367 Deputados e 55 Senadores, que a “imptimaram” sem crime de responsabilidade e a recompensaram mantendo seus direitos políticos.

Longe de está fazendo a defesanem querendo comparar Cristo a quem quer que seja, mas fidelidade é igual em qualquer situação ou será que esta palavra entrou em desuso.

Significado da palavra fidelidade: Particularidade ou qualidade do que é fiel; em que há zelo ou cuidado por algo ou alguém; lealdade; ação de cumprir as obrigações e/ou compromissos que foram assumidos com uma outra pessoa; cujos hábitos, comportamentos ou atitudes permanecem constantes; comprometimento intenso com a ciência, com conhecimento ou com a sabedoria. Como podemos constatar, a lealdade é atemporal, tem a ver com a ética, a moral e o caráter.

A falta de lealdade não está no rompimento,mas na forma que ele se dá. A terceira Lei de Newton diz:“A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade”. Mesmo Newton falando da matéria, podemos aplicar ao comportamento humano. Mudar de lado ou posição política é naturalmente possível, desde que concretamente justificado, exceto o “amor de Deus” todo o restante e finito. Quinta feira, 13 de abril de 2017, (quinta feira santa), Esta é a reflexão.