“O gestor público tem que agradar Gregos e Troianos,”, diz Sandro Moreira sobre suspensão do Arraiá da Viúvas


Na tarde desta quinta-feira (22), o vereador Sandro Moreira falou sobre alguns aspectos da sua contribuição enquanto parlamentar no município e também pontuou pontos positivos e negativos da atual gestão administrativa da cidade.

Entre os assuntos tratados, Sandro manifestou opinião sobre o tradicional Arraiá da Viúvas, que por mais um ano a Prefeitura de Simões Filho deixará de realizar, alegando falta de recursos para promover o evento.

De acordo com Sandro, é preciso que o gestor tenha um pouco mais de cuidado com relação a opinião pública, uma vez que, em seus primeiros dias de mandato uma festa de cunho religioso foi apoiada pela prefeitura, enquanto os festejos de São Pedro, que já fazem parte do calendário municipal, deixarão de acontecer.

“O gestor público tem que ter cuidado com tudo e com todos. Já existem várias criticas a cerca de não haver essa festa tradicional que é o Forró das Viúvas. Com todos os problemas na gestão passada, nunca deixou de existir. Nós temos hoje um paradigma, que é o que tem se mencionado nas ruas sobre a festa religiosa Yaveh Shammah e a festa tradicional Arraiá das Viúvas”, enfatizou.

Para Moreira, enquanto representante da população é preciso que o Executivo procure agradar a todos, independente de crença, raça ou condição social, obedecendo a Constituição Federal que determina um Estado Laico.

“O gestor público deve agradar gregos e troianos, e aí não pode se falar da questão religiosa. Apesar de respeitar a religião do prefeito Diógenes Tolentino, eu entendo que neste momento ele é gestor de uma cidade que tem protestantes, matrizes africanas, católicos, ou seja, se nós formos avaliar essas questões, nós devemos buscar uma parte da constituição que diz que nós somos um país laico, onde as religiões são diversas, não existe uma predominante”, disse ele.

O vereador esclareceu que não tem nada contra a realização da festa religiosa, mas que por uma questão de justiça social considera que o Forró das Viúvas fosse realizado.

“Não estou fazendo nenhum questionamento em face do que aconteceu no Yaveh Shammah. Foi uma festa muito bonita, parabenizo por ter realizado, só tenho a seguinte opinião: Já que nós tínhamos no calendário uma festa tradicional, que é extremamente necessária até por conta de todos os problemas sociais que nós vivemos, poderia se equilibrar”, revelou.

Moreira disse ainda que, no lugar de Dinha, diminuiria a quantidade de dias do Yaveh Shammah em virtude da viabilidade do São Pedro em Simões Filho. Já com relação aos patrocinadores que promoveram o evento, Sandro disse que da mesma forma, se o secretário de Cultura tivesse batido nas portas dos empresários do Centro Industrial pedindo contribuição, certamente conseguiria patrocínio.

“Já que o poder público teve a delicadeza de buscar parceiros pra desenvolver o Yaveh Shammah, por ventura tivesse também essa mesma interação com os empresários para realizar o Arraiá da Viúvas”, finalizou ele.

Em entrevista ao programa Panorama de Noticias, transmitido pela Rádio Simões Filho FM 87.9,