Moradores do bairro Cristo Rei se revoltam contra vereador de Simões Filho e pedem ajuda a prefeitura


A comunidade do bairro Cristo Rei em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador anda revoltada com a situação de abandono que a localidade se encontra, especialmente após as últimas eleições.

De acordo com a comunidade, uma calamidade se instaurou pelas ruas do bairro que hoje é retrato de sujeira, vegetação alta, esgoto a céu aberto e outros problemas. Cobras, ratos, pernilongos e outros insetos fazem parte do cotidiano da comunidade.

Em contato com o repórter Valfredo Silva, na manhã desta sexta-feira (19), alguns moradores denunciaram o que eles chamam de abandono total. Para o Sr. Luiz Thiago, morador do bairro há 17 anos, a localidade sempre foi esquecida pelas autoridades municipais.

“Nós estamos chamando aqui nosso bairro de “Terra do Nunca”, porque há 17 anos que continua a mesma coisa, não tem nada aqui nesse bairro. Tem áreas boas pra fazer praça, tem área pra fazer construções, tem área pra vir empresas, Minha Casa, Minha Vida, tem tudo. Porém, aqui é esquecido pelas autoridades”, disse Luiz.

O morador revelou que, algumas demandas antigas foram resolvidas pela própria comunidade, que com a ajuda de amigos, se mobilizou para implantar luz elétrica e rede de esgoto em algumas ruas do bairro.

“A iluminação quem trouxe para cá foram alguns amigos, através de “gatos de energia”, rede de esgoto também fomos nós que trouxemos para aqui. Malmente a prefeitura jogou essa borra de asfalto aqui há muito tempo atrás também, que já está aí soltando nos nossos pés”, contou ele.

Segundo Thiago, um dos principais motivos pelos quais a comunidade tem se revoltado é a inoperância do vereador Del, que de acordo com ele, não tem feito nada pelo bairro que faz parte do seu reduto eleitoral.

“A realidade é essa, o Cristo Rei está abandonado. Tem vereador hoje no bairro, mas que praticamente não existe, não vem nem fazer visita aqui em cima. Então, é uma coisa só de fachada”, afirmou.

Ainda com relação à Câmara de vereadores, outros moradores se manifestaram negativamente, salientando casos de demandas que são primordiais para o bem estar da comunidade, mas que não têm previsão de serem resolvidas.

“Dentro da Câmara tem 19 vereadores, só que nenhum representa o bairro do Cristo Rei. Está toda a comunidade aqui revoltada com a situação. É lixo espalhado por tudo quanto é lugar, por cima dos passeios, é cobra cascavel, é tanta coisa que está acontecendo na nossa comunidade”, ressaltou o morador Laércio Silva.

Para Laércio, sua comunidade não tem nenhuma representatividade na Câmara. “Nenhum vereador representa o Cristo Rei. Nem o vereador do bairro representa, porque se representasse não estaria nesta situação. Esgoto a céu aberto e a gente almoçando com o cheiro de fezes”.

Outro morador salientou que procurou o vereador pessoalmente para pedir intervenções, mas até o momento, nada foi feito. “Eu falei com o vereador do bairro aqui que muita gente votou nele e está lá o brejo lá, o mato comendo. Não tem nem mais brejo, só as fezes passando lá com um mau cheiro que nem cristão aguenta”, disse Romero da Silva.

Apesar de ter consciência de que ao Legislativo compete apenas fazer as indicações e cobrar a execução das obras por parte da prefeitura, a comunidade reclama que os edis estão deixando as principais reivindicações do bairro passarem desapercebidas.
O vereador Devaldo Soares (Del) está exercendo o seu primeiro mandato. Ele foi eleito em Simões Filho pelo partido Solidariedade (SD) com 1200 votos nas últimas eleições em 2016.