Mesmo com precarização no serviço, cooperativa de Simões Filho anuncia integração no transporte alternativo


A cooperativa que administra o sistema de transporte alternativo de Simões Filho anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (22) os passageiros que utilizam os microônibus que circulam pela cidade poderão pegar até dois transportes, em um determinado espaço de tempo, pagando apenas uma passagem.

De acordo com Orlando (Binho), presidente da Cootasf, o novo sistema de integração irá facilitar o deslocamento dos passageiros que vêm de bairros mais distantes, como Góes Calmon e Simões Filho I, até as localidades como Cia I e adjacências.

“O usuário poderá se deslocar de um bairro para o outro pagando apenas uma tarifa e assim ele pode descer em qualquer ponto no Centro da cidade e pegar outro veículo para adiantar sua viagem. Se ele vier de Góes Calmon, ele desce no Mercado pega outro ônibus pra ir pro Cia e segue a viagem dele, sem enfrentar o trânsito no Centro da cidade”, explicou.

Ainda segundo Orlando, para realizar a integração é necessário que o usuário adquira o cartão de passagem municipal “Simões Filho Card”, que pode ser comprado diretamente com a cooperativa. Após a aquisição, também será necessário fazer a recarga do cartão cotidianamente, tendo em vista que, os pagamentos de passagens recebidos em dinheiro não dão direito à integração.

“Quem paga em dinheiro vai continuar pegando o carro de um bairro para o outro, vai ter que aguardar dentro do veículo o engarrafamento no trânsito e quem tem o cartão vai poder adiantar viagem”, salientou Orlando.

O presidente da cooperativa admitiu que o sistema de transporte municipal ainda está precarizado, mas disse que “está lutando dia após dia para melhorar a condição do serviço”.

O transporte público municipal é uma demanda antiga da população simõesfilhense. Veículos sucateados, demora nas paradas dos pontos e outros aspectos fazem parte das reclamações de quem costuma utilizar o sistema.

Em contato com a reportagem do Mapele News, o secretário de Mobilidade Urbana, Jackson Bonfim garantiu que estes problemas estão prestes a serem sanados e, tão logo, a população simõesfilhense, sobretudo das comunidades mais afastadas do Centro, estarão sendo atendidas de maneira eficiente e mais digna.

“Quando a prefeitura implantar o novo sistema de transporte, que vai ser feito por uma empresa ganhadora da licitação, nós temos certeza que o sistema vai melhorar e quem mais vai ganhar com isso são as pessoas que estão nos distritos das cidades e nos bairros, que serão atendidas através de uma empresa da qual a gente vai cobrar cumprimento de horário, itinerário e todas as questões que fazem parte do sistema”, completou.