Marcação de exames: cresce a demanda, fila aumenta, prefeito vai ao local e ordena atendimento a todos


Quem passou nas proximidades da Unidade Básica de Saúde, localizada no bairro Cia I, em Simões Filho, na manhã desta terça-feira (28), pode presenciar uma grande aglomeração de pessoas, que se prolongou por uma extensa fila ao redor do ambulatório.

Em contato com o Mapele News, alguns moradores informaram que estavam no local desde as 02h da madrugada, no intuito de garantir a marcação de consultas e exames que naquela unidade acontece sempre na última semana de cada mês.

Diante da demanda que pegou toda a equipe da Secretaria de Saúde de surpresa, uma força tarefa foi montada para atender as cerca de mil pessoas que compareceram no local, na manhã de hoje.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a pedido do prefeito Dinha, a equipe providenciou junto a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, situada na mesma localidade, um espaço coberto para acomodar os pacientes, que puderam esperar pelos atendimentos sentados e sobre a sombra, sendo priorizados os idosos, gestantes e mães com crianças de colo.

Segundo a secretária de Saúde Drª Maria Betânia, diante da enorme demanda que tem sido apresentada pela população, providencias estão sendo tomadas para que cada paciente seja acolhido nas Unidades de Saúde da Família (USF), localizadas nas diversas comunidades, haja vista que, no caso de hoje pessoas de todos os bairros do município procuraram a unidade do Cia I, a fim de marcar suas consultas e exames.

“Para nós o grande desafio é garantir que essas pessoas sejam atendidas dentro de suas próprias comunidades, nas USF, para que elas não precisem se deslocar tanto para marcar o atendimento e essa questão das filas enormes seja minimizada”, disse Betânia.

Em nota a prefeitura esclareceu o fato e relatou a intervenção providenciada pela gestão administrativa, no sentido de estabelecer o atendimento para todos os pacientes que aguardavam na fila. Salientando que por causa da procura, as agendas dos especialistas que atendem na unidade foram fechadas até o próximo mês de maio.

A Prefeitura informa que, por determinação do prefeito Diógenes Tolentino, todos os pacientes que procuraram, na manhã desta terça-feira (28), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Professor José Maria de Magalhães Neto, no CIA 1, foram acomodados em um espaço cedido pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Uma força tarefa foi montada rapidamente por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde para que todos os pacientes que procuraram atendimento, em sua maioria para marcar consultas e exames, fossem regulados.

O prefeito Dinha esteve pessoalmente no local e garantiu a adequação de espaços para melhor atender toda a população que depende da saúde pública no município. Conforme o gestor, com investimentos já previstos, a prefeitura vai trabalhar em três frentes. A primeira etapa será o aperfeiçoamento do sistema de informática, com a aquisição de novos equipamentos, além da aquisição de equipamentos de saúde para agilizar as consultas e exames. A segunda ação prevista será a ampliação das equipes de saúde para atendimento às famílias, o que facilitará o acesso aos serviços de saúde. E a terceira será a construção de novas unidades de saúde no município, evitando a concentração de pacientes em uma única unidade.