Largando o doce: “Infelizmente parece que as pessoas não saíram de cima do palanque”, diz ex-secretário Nilton Novaes


O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Nilton Novaes, em entrevista à rádio Simões Filho FM 87,9, na manhã desta segunda-feira (19), falou sobre alguns aspectos importantes da sua passagem pela gestão administrativa da cidade, neste primeiro semestre de atuação do prefeito Diógenes Tolentino.

Entre os principais assuntos, Novaes explicou as dificuldades que encontrou para gerir a pasta neste começo de mandato e comentou sobre as conquistas que garantiu destravando a vinda de diversas empresas para o município.

“Quando fomos analisar as indústrias que tinham pretensão de se instalar no município, descobrimos que 64 empresas estavam transitando sem conseguir finalizar os processos de instalação. A gente conseguiu fazer com que a coisa funcionasse e hoje temos 1 bilhão e 500 milhões de reais previstos para investimentos nos próximos anos”.

De acordo com Novaes o que faltou na gestão anterior foi “boa vontade entre os secretários e o Executivo pra que a coisa funcionasse com velocidade” e que findados os processos de instalação das empresas, cerca de 5000 empregos diretos terão sido gerados no município.

Sobre a questão da empresa Naturalle Tratamento de Resíduos Sólidos, o ex-secretário disse que esta administração não tem nenhuma responsabilidade sobre a implantação do aterro sanitário na cidade e que a licença foi expedida na gestão anterior.

“Quando nós assumimos a secretaria nós já encontramos um documento assinado pelo secretário Paulo da Tupy dando carta de anuência para que a Naturalle se instalasse no município. E assim também a liberação ambiental foi emitida para tratamento dos resíduos sólidos inertes e construção”, disse ele.

Nilton também criticou a postura do senador Otto Alencar e dos deputados Daniel Almeida e Nelson Pelegrino, que levaram a discussão para o Congresso Nacional.

“Infelizmente parece que as pessoas não saíram de cima do palanque e vêm falar coisas infundadas. Inclusive, eu fico triste por coisas iguais a estas estarem sendo tratadas no Congresso Nacional. Eu tenho um respeito muito grande pelo senador Otto Alencar assim também pelos deputados que lá falaram, mas eu acho que tem tantas coisas importantes pra se falar no congresso e as pessoas estão aí dizendo coisas especulativas”.

O ex-secretário revelou que o atual prefeito deverá processar os deputados pelas ofensas proferidas publicamente. “Os que lá falaram foram mal informados, porque nós temos toda a documentação e estamos entrando com representação na justiça contra esses que disseram mentiras ou se enganaram na hora de citar essas coisa no Congresso Nacional”, ressaltou.

Nilton Novaes, que hoje é presidente municipal do partido PSDB, e um dos “braços direitos” do Prefeito Diógenes Tolentino, avalia como positivos esses primeiros seis meses de governo de Dinha, afirmando que “mesmo distante continuará apoiando o amigo e aliado político em suas dificuldades, avanços e conquistas como gestor simõesfilhense”, concluiu