Hospital Municipal de Simões Filho realiza mutirão de cirurgias de contracepção


Em parceria com a Secretaria de Saúde, o Hospital Municipal de Simões Filho, gerido pela APMI, realizará mensalmente, a partir dessa quarta-feira (17), o mutirão de cirurgias contraceptivas com vasectomias e laqueaduras.

As cirurgias acontecerão sempre uma quarta-feira no mês. A Diretora Médica do HMSF, Dra. Elizabeth Dantas explica que, “o hospital tem uma procura muito grande por vasectomia e laqueaduras. Como as nossas cirurgias eletivas não conseguem dar vazão a quantidade de pessoas interessadas, pois temos outros tipos de cirurgias eletivas também, pensamos nesse programa em formato de mutirão. Contudo, as laqueaduras e vasectomias também continuarão acontecendo eletivamente”.

Para participar do mutirão é simples. O paciente precisa ir ao Hospital Municipal de Simões Filho e se cadastrar no SAME, onde serão informados os exames e documentos necessários. Após a realização dos exames o paciente passará pelo médico cirurgião e o anestesista. E logo em seguida será marcada a cirurgia.

“É muito simples. Não tem complicação nenhuma. E quem estará à frente das cirurgias será nosso cirurgião Dr. Daniel Proença”, afirma Dr. Elizabeth que ainda faz uma ressalva. “Vamos respeitar todas as exigências do Ministério da Saúde. Não basta querer. Tem que está dentro do parâmetro exigido e permitido pelo Ministério para poder fazer a cirurgia de contracepção. Importante ressaltar também que é para munícipes de Simões Filho”.

Tanto vasectomia como a laqueadura são procedimentos médico de esterilização para homens e mulheres que têm certeza de que não desejam uma gravidez futura.

A vasectomia é a ligadura (fechamento) dos canais deferentes no homem. É uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto (saco), na qual é cortado o canal que leva os espermatozoides do testículo até as outras glândulas que produzem o esperma (líquido) masculino. Após a vasectomia, a ejaculação continua normal, só que ocorrerá sem a presença de espermatozoides.

Já a ligadura de trompas ou laqueadura é uma cirurgia para a esterilização voluntária definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem e produzam uma gravidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *