Hospital Municipal amplia número de partos e ganha nova especialidade de cirurgia pediátrica


Em entrevista ao Mapele News, na manhã desta terça-feira (07), a gerente de Saúde e enfermeira obstétrica do Hospital de Simões Filho, Alcimara Mariano revelou com exclusividade, algumas das conquistas que a unidade de saúde adquiriu nos últimos meses, em especial a maternidade municipal e a ala de pediatria.

17160312_1442942452406242_1918239759_n

De acordo com Alcimara, em um fórum realizado na semana passada, pelo Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia (CAB,) referente ao projeto “Rede Cegonha” o município de Simões Filho recebeu destaque entre as cidades da Região Metropolitana, pelo fato de não estar demandando gestantes locais para terem seus filhos em maternidades da capital, o que significa uma ampliação no número de partos feitos no Hospital Municipal.

Segundo os dados apresentados pela gerente, em dezembro de 2016 foram registrados 57 partos cesarianos e 18 naturais, em janeiro deste ano 21 cesarianos e 69 normais, já em fevereiro, que é o menor mês do ano, foram realizados um total de 111 partos, representando uma média de 4 nascimentos por dia.

Alcimara, que também é moradora de Simões Filho, possui uma vasta experiência com obstetrícia na maternidade referência Magalhães Neto, em Salvador e defende com entusiasmo o nascimento dos pequenos munícipes na unidade local.

“Como o slogan da nossa cidade é “Boa terra, Boa Gente” eu acredito que “a gente da Boa Terra tem que nascer na Boa Terra”, disse ela.

Vale ressaltar que os dados colocados são referentes aos atendimentos considerados de baixa complexidade, haja vista, que o hospital não comporta atendimentos de alto risco, uma vez que, não possui Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A segunda conquista que está sendo apresentada para a população simõesfilhense é a implantação da modalidade de cirurgia pediátrica, que já está com agenda aberta para marcação de consultas no Ambulatório de Especialidades Dr. Sérgio Macedo (anexo), onde cirurgias de pequeno e médio porte poderão ser realizadas em crianças que necessitem do atendimento.

17160751_1442848375748983_1533470905_n

Também está prevista para ser iniciada, neste primeiro semestre de 2017, a implantação da sala de vacinação, e a parceria com o cartório municipal, que permitirá a emissão da certidão de nascimento das crianças ainda na unidade de saúde.

Ainda com relação ao atendimento neo natal, está sendo viabilizada, junto a coordenadora de Serviço Social, Ana Cléa Sampaio, a realização da “primeira semana de atenção integral” uma iniciativa que tem como objetivo acompanhar a mãe e o recém nascido em sua primeira semana de vida, para assegurar o direito ao exame do pezinho e das primeiras vacinas do calendário infantil, bem como quaisquer complicações do período pós parto.