Governo Federal inicia ciclo de capacitação financeira que atenderá mulheres beneficiárias do Bolsa Família


O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) começou, na última terça-feira (15), o ciclo de formação de multiplicadores do programa Futuro na Mão: Dando um Jeito na Vida Financeira. O programa foi lançado na segunda (14), em São Paulo (SP), e vai oferecer aulas de educação financeira para mulheres beneficiárias do Bolsa Família.

De terça até esta quinta-feira (17), um total de 120 técnicos dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de 50 cidades de São Paulo estará reunido em sala de aula para aprender e, em uma próxima etapa, disseminar o conhecimento adquirido.

Segundo a diretora de Benefícios da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS, Caroline Paranayba, é preciso que as equipes da assistência social se coloquem na posição das beneficiárias para enxergar as dificuldades na gestão financeira e conseguir estabelecer uma conexão com as mulheres que receberão as aulas.

Depois de aprender as lições, os técnicos dos centros aplicarão cada oficina em um formato de três encontros. No primeiro, as mulheres aprenderão a dividir as despesas do dia a dia, as emergências e os projetos em cofrinhos personalizados. No segundo, farão uma “fotografia financeira” dos gastos domésticos, que serão registrados na Agenda da Família. Durante a última etapa, as participantes receberão um kit com uma carteira e duas cadernetas, que vai auxiliar em uma melhor compreensão das dívidas e no combate à inadimplência.

O Futuro na Mão vai oferecer oficinas para mais de 200 mil mulheres beneficiárias do Bolsa Família por todo o país. Para capacitar os técnicos que irão ministrar as aulas, o MDS promoverá cursos de formação para 1.200 técnicos dos Cras de todas as regiões do Brasil nos próximos meses. As informações são do portal do Ministério do Desenvolvimento Social.