Família carente reclama de suspensão indevida do Bolsa Família em Simões Filho


O Programa Bolsa Família foi criado com a finalidade de atender a população que vive em situação de pobreza e de extrema pobreza, em todo o território nacional, mas segundo moradores, os critérios que norteiam o programa não estão sendo obedecidos em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

O aposentado Gilberto Santos, de 76 anos, morador do Km 30, que juntamente com sua esposa e filhos recebiam o benefício, que inclusive ajudava a complementar a renda familiar mensal, teve o pagamento bloqueado repentinamente, sem que nenhuma justificativa plausível fosse apresentada.

Em conversa com a equipe do Mapele News, na manhã desta quarta-feira (14), em frente à unidade do Cadastramento Único de Simões Filho (CadÚnico), no Centro Social, o casal relatou a situação crítica, que para eles está causando no mínimo estranhamento.

“Eles me disseram que o benefício de minha esposa foi cortado porque eu recebo salário mínimo. Agora, depois que desconta o salário mínimo, eu fico com R$ 603,00 para pagar o aluguel, pagar as contas e eu fico puro”, disse Gilberto.

Com relação à moradia, o idoso falou que nunca conseguiu ser beneficiado com o Programa Minha Casa, Minha Vida e que a maioria das pessoas contempladas dispõem de boas condições financeiras.

“Muitas pessoas conseguiram através de propinas, e eu como não tenho nada, na honestidade estou aqui até hoje esperando, desde 2009”, revelou o morador bastante emocionado.

O morador revelou ainda que por ser idoso, diabético e com baixa renda, foi informado que teria prioridade na entrega do imóvel, porém até o momento vem sofrendo com dificuldades para manter em dias o pagamento do aluguel.

A família, que atualmente é constituída por cinco pessoas, faz um apelo para que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Cidadania (SEDESC), reveja a suspensão do benefício ou encontre alguma alternativa para minimizar a terrível situação de necessidade pela qual estão passando.