“Eu odeio política de marido e mulher, isso representa o atraso”, diz Altalano Andrade após comentar sobre traição sofrida


O Mapele News realizou uma entrevista exclusiva com o político e cidadão simõesfilhense, Altalano Andrade, onde o mesmo falou sobre a atual administração do município, bem como das gestões passadas e de como ele avalia a conjuntura política neste momento em Simões Filho.

Altalano é pré-candidato a deputado federal pelo PSOL e já se declara preparado para discutir política em alto nível sobre a Bahia e o Brasil. Enquanto morador de Simões Filho, ele se dispõe a discutir Simões Filho “em miudinhos”, porque conforme ele mesmo colocou, “a cidade pode ser bem melhor, só não dá sorte com os gestores”.

Leia a entrevista de Altalano na íntegra com perguntas sugeridas pelo Mapele News espontaneamente respondidas por ele:

A vereadora e primeira-dama Kátia é um bom nome para representar Simões Filho como deputada estadual?

Resposta: Eu condeno política de pai para filho, de marido para mulher, de tio para sobrinho. Eu acho que este tipo de política representa o atraso, principalmente na política brasileira. Para mim Kátia nem fede e nem cheira, porque eu não vou votar nela, então para mim não muda nada. Agora em se tratando do prefeito, ele vai entrar em um bico de sinuca, porque ele vai correr um risco sério e se ela tiver uma grande votação em Simões Filho e se eleger com votos de outros municípios, aí vai estar tudo bem para ele, que eu não acredito.

Resultado de imagem para eduardo alencare katia

Se criou uma concorrência entre Eduardo Alencar e Kátia que eu vejo desnecessária. Essa concorrência vai trazer pontos ruins muito grandes para a administração, para o nosso prefeito, mas isso aí é um problema dele. Eu acho que ele poderia ter pensado em um outro nome como por exemplo, Eri que é um nome que já foi às urnas, já foi testado. Mas , se ele prefere correr os riscos, isso é um problema dele e da equipe dele.

Você acha que foi traído pelo atual gestor?

Resposta: Eu já falei sobre isso antes, que na hora de ajudar o prefeito não precisou de acordo político, na hora dele retribuir tinha que ter acordo político. Como ele se sente descompromissado comigo, a vida segue. Eu acho que as atitudes dele vão pesar sobre os ombros dele mais tarde. As atitudes boas espero que o povo reconheça, mas as atitudes ruins também vão pesar sobre os ombros e aí o futuro, o tempo e a história vão falar mais alto.

Resultado de imagem para dinha simoes filho
Como você avalia o esporte hoje no município?

Resposta: O secretário faz o que o prefeito quer e o prefeito se esquece que foi eleito vereador duas vezes, vice-prefeito e prefeito através do futebol e através do esporte. Para mim esta pasta aí eu sou meio suspeito para falar, mas isso aí está devendo muito. E, não é culpa da secretária não. Eu nunca culpo os secretários de uma administração pelos erros da administração, eu sempre culpo o gestor porque os secretários fazem o que ele quer.

Você se arrepende de ter processado o ex-prefeito Eduardo Alencar por diversas vezes? Se fosse hoje você faria o mesmo?

Resposta: Eu não me arrependo de nada e de ter entrado com denúncias contra esse cidadão, porque tudo que eu fiz foi provado e se houvesse necessidade de fazer eu faria tudo outra vez.

Resultado de imagem para camara de vereadores de simoes filho

Câmara de Vereadores: Você acha que a falta de oposição prejudica o desenvolvimento da cidade?

Resposta: Desde que eu me entendo por gente, a Câmara só teve representatividade de oposição de verdade quando Adolfo era vereador de oposição e um período aí onde Genivaldo Lima atuou na oposição. Eu preciso acrescentar também que teve um período de Cajuba e Astor, que também foi um período bom de oposição na Câmara, mas faz algum tempo que a gente não consegue fazer uma Câmara de oposição e por outro lado a cidade também não valoriza a oposição. Aí fica difícil você ser vereador de oposição em uma cidade como a nossa.

Para mim essa Câmara deixa a desejar há anos, muitos anos e infelizmente o povo paga pelo silêncio dos nossos edis. Infelizmente, quem sofre com tudo isso é o povo.

Como você avalia o desenvolvimento da cidade? Dinha tem feito uma boa gestão ou ainda falta muito?

Resposta: A gente discutia que pelo descaso das quatro administrações de Eduardo, que foi um descaso muito grande com Simões Filho, a cidade perdeu muito, então a gente já dizia na época que quem entrasse como prefeito e fizesse alguma coisa ia se sobressair sobre as administrações de Eduardo Alencar. O que está acontecendo é que Dinha está maquiando o município, não faz as obras completas como tem que ser feito e aí o que acontece na minha opinião é uma administração ainda de insuficiente para regular. Eu vou ficar com a opção insuficiente, porque ele tem capacidade de fazer muito melhor , mas eu não sei o que é que está travando ele, até mesmo porque eu conheço alguns dos sonhos dele e sei que ele poderia ser bem melhor.

Vamos torcer para que no tempo que ainda falta da administração que ele dê uma melhorada, porque nós vivemos em Simões Filho e eu nunca torci para nenhum gestor fazer má administração. Eu sempre torço para que surjam novos nomes e com projetos melhores e que a população aprenda a votar. A gente tem lutado para conscientizar a população que Simões Filho e o Brasil podem ser melhores.

Quem na sua opinião será mais votado entre Eduardo Alencar e Kátia?

Se o povo avaliasse os dois, os dois seriam mal votados. Se o povo fosse avaliar que Eduardo Alencar destruiu, deixou Simões Filho no caos, ele não teria um voto aqui em Simões Filho. Como o prefeito Dinha e a Câmara está devendo muito ao povo de Simões Filho, também por mim ela não teria nenhum voto, mas isso cabe ao povo decidir. Como eu não tenho bola de cristal, prefiro não opinar sobre quem será mais votado, observando que se ela foi a escolhida do prefeito, ele tem a obrigação de fazer ela a deputada estadual mais bem votada na cidade, inclusive a frente de Eduardo Alencar.

Resultado de imagem para votado
Saúde, educação, transporte, infraestrutura tem melhorado ou piorado? E na sua visão qual o melhor e o pior secretário da gestão Dinha?

Resposta: Avaliar qual o melhor ou o pior secretário seria injusto, porque os secretários não têm autonomia para atuar nas suas pastas, eles não têm liberdade. Eu não costumo dizer qual é o melhor ou pior, porque tudo acontece se o prefeito quiser. Eu observo desde o início da administração que os secretários não têm liberdade de ação. Se não tem liberdade de ação, é difícil avaliar. Eu particularmente não aceitaria essa situação e entregaria o cargo, mas infelizmente tem pessoas que se sujeitam a certas coisas e ficam passando por algumas situações difíceis.

Imprensa da cidade: Você acha corrompida, fraca? Teve evolução e qual o meio de comunicação você tem boa avaliação?

Resposta: A mídia de Simões Filho para ela se tornar forte é preciso que o comércio e a indústria percebam que o desenvolvimento de uma cidade passa pelo crescimento da imprensa. Eu sempre digo que a imprensa levanta e derruba em qualquer setor da sociedade. Eu respeito muito a imprensa e acho que ela poderia ser valorizada no município, inclusive nos três setores: Executivo, legislativo e comércio e indústria. Eu não vejo isso e a imprensa tem mantido o povo de Simões Filho bastante informado, a informação vem em tempo quase que real e isso é bom para cidade. Acho que a cidade abriu mais a mente e a imprensa está tendo um papel importante na questão ampliação da visão do morador de Simões Filho. Eu bato palmas para a imprensa e torço para que cada dia mais a imprensa se fortaleça e continue informando o cidadão simõesfilhense com transparência, lealdade e fidelidade ao seu público. Simões Filho está melhor não é por causa dos políticos, é por causa da imprensa.