Estudantes de Simões Filho têm acesso parcial à integração entre metrô e ônibus que começou no domingo (01)


A integração entre ônibus metropolitanos, metrô e ônibus urbanos, que começou valer desde o último domingo (01) em Salvador, atende parcialmente os estudantes das dez cidades que estão na região metropolitana que precisam se deslocar diariamente para a capital baiana.

A Região Metropolitana de Salvador (RMS) é composta pelos seguintes municípios, que têm transporte via terrestre para a capital: Simões Filho, Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Candeias, Pojuca, São Francisco do Conde, Madre de Deus, São Sebastião do Passé, Dias D’Ávila e Mata de São João. Os valores integrais das passagens dessas cidades para Salvador variam, a depender da distância, entre R$ 3,6 e R$7,2.

De acordo com o consultor da Associação Baiana de Transportes Metropolitanos (Metropasse), Luiz Alberto Costa, os estudantes podem sair das suas cidades usando um ônibus metropolitano e depois embarcar no metrô pagando apenas uma passagem, no coletivo. Entretanto, caso eles precisem pegar mais um ônibus urbano na capital, vai ser cobrado na terceira viagem.

A situação desses estudantes se difere dos demais moradores dos municípios metropolitanos, que podem pegar um ônibus nas suas cidades, embarcar no metrô e depois ainda pegar um ônibus urbano pagando apenas uma viagem.

Costa conta que a diferença entre os ambos os públicos, que é determinada em lei, tem a ver com o fato de os estudantes terem direito à meia-passagem, enquanto os demais moradores pagam o valor de inteira.

A situação gera insatisfação entre os estudantes. Entretanto, Luiz Costa acredita que a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) e as demais empresas envolvidas no transporte público em Salvador e na região metropolitana devem chegar a um entendimento que garanta o benefício de transporte com ônibus metropolitano, metrô e ônibus urbano com o pagamento de apenas uma passagem.

A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), ainda não se manifestou publicamente sobre a questão relacionada ao transporte metropolitano. Entretanto, uma reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira (04) com representantes de órgãos e empresas que atuam na área de transporte, para discutir, dentre outros assuntos, a operacionalização da integração.

A legislação da capital só prevê o benefício da integração completa para estudantes de Salvador, mas o órgão não disse se a questão que envolve os estudantes da região metropolitana será debatida.

Desde que começou valer a integração completa, a CCR Metrô Bahia, empresa responsável pelo serviço metroviário em Salvador, disse que o número de passageiros no modal aumentou cerca de 13% e atingiu, na terça-feira (3), o número de 215 mil passageiros.

Na Estação Mussurunga, a passarela provisória de acesso ao metrô tem enfrentado congestionamento diário de pessoas desde o início da operação integral. No entanto, a situação deverá ser amenizada com a inauguração parcial da passarela definitiva, que deve ocorrer até o final deste mês.