“Esse prefeito Dinha é a vergonha do município”, diz filha de paciente após denunciar falta de material na UPA


Mais uma moradora revoltada resolve expor a sua indignação com a saúde pública no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), fazendo duras críticas à administração do prefeito Diógenes Tolentino.

De acordo com dona Genilda Dias, que na noite desta quinta-feira (19) precisou de atendimento médico para sua mãe, uma idosa de 90 anos, na UPA do CIA, a falta de medicamentos e materiais hospitalares na unidade quase deixou a paciente voltar para casa sem atendimento.

Ainda segundo a filha, sua mãe só teve o atendimento garantido porque ela, por conta própria se dirigiu a Salvador para comprar o material necessário, caso contrário a UPA não teria a menor condição de receber a paciente.

“Hoje estive na UPA, com uma solicitação em mãos para que fosse colocada uma sonda (Nasoparental) em minha mãe de 90 anos, que está com resistência para se alimentar. Fui recebida e muito bem tratada pelos profissionais aos quais parabenizo. Mas para minha surpresa o município não tem sonda, desloquei- me até Paripe para comprar a sonda na casa do paciente, e retornei para que o procedimento fosse efetuado”, disse ela em contato com a nossa redação.

Como Genilda fez questão de enfatizar em seu depoimento, os profissionais que atuam na unidade são excelentes, e mesmo sem as mínimas condições de trabalho, continuam exercendo suas funções, muitas vezes até sofrendo retaliações pela falta de comprometimento com que a saúde pública está sendo tratada no município.

Decepcionada com a situação, Genilda resolveu ainda chamar diretamente a atenção do prefeito, dizendo que deixar faltar material hospitalar nas unidades de saúde é no mínimo vergonhoso. Ela também salientou a falta de lençóis na UPA, que no início da semana há havia disso alvo de reclamações por outras pacientes.

“Prefeito Diógenes Tolentino, isso é uma vergonha. A saúde pública do município está um caos, sem contar que vi pacientes em camas sem forros, outros apenas com papel e outros com lençóis trazidos de casa. Esse prefeito Dinha é a vergonha do município”, finalizou.