Emergência do Hospital Municipal de Simões Filho chega atender 600 atendimentos por dia


Dando continuidade a série de reportagens sobre a saúde pública em Simões Filho, o Mapele News volta a reunir dados e informações acerca de como anda a evolução do atendimento na principal unidade de saúde do município: O Hospital Municipal (HMSF).

O HMSF é um importante equipamento de saúde pública e o seu maior desafio é garantir melhorias dentro de um padrão de excelência e humanização.

Conforme balanço divulgado pela direção médica do Hospital Municipal de Simões Filho (HMSF), nos primeiros cinco meses deste ano, a Emergência da Unidade de Saúde vem realizando quase 600 atendimentos por dia. O levantamento apurou também que pacientes de Salvador e de outras cidades da Região Metropolitana procuram por atendimento médico no município.

Segundo o diretor médico, Dr. Calixto Silva, a Emergência do Hospital Municipal, apesar de ser de médio porte, possui várias especialidades, e devido a isto, houve o aumento no número de pacientes também de cidades circunvizinhas.

“Funcionamos 24h, o Centro Cirúrgico é 24h e nós temos cirurgião e ortopedista 24h. Temos também 2 clínicos, 2 pediatras, 2 obstetras, anestesista, enfim, temos uma equipe completa e uma média de atendimento de quase 600 pacientes/dia. Ainda de acordo com ele, o número de atendimentos amplia, principalmente, no período sazonal com a existência de viroses.

COMPROMISSO

“Tivemos um pico muito grande de atendimento, mas agora está normalizando um pouco. Eu tenho orgulho de hoje está trabalhando aqui e nesse primeiro mês ver que o Hospital Municipal serve muito bem à população”, afirmou Dr. Calixto.

Com o comprometimento de incorporar diretrizes e políticas de humanização no desenvolvimento dos serviços de saúde, com a finalidade de melhorar a qualidade do cuidado em saúde ofertada à população, em entrevista, o novo diretor médico do Hospital Municipal de Simões Filho, justifica que na saúde sempre vai existir um serviço a melhorar.

“O que posso garantir é que quando vejo moradores de Salvador e outros municípios sendo atendidos aqui e elogiar o atendimento médico, o atendimento de enfermagem e sair daqui do hospital com seu problema resolvido e encaminhado para fazer acompanhamento externo, isso me orgulha muito, porque estou aqui como diretor médico e tenho que está atento aos pacientes e aos profissionais, buscando toda a harmonia com o trabalho”, descreveu.

REGULAÇÃO

Com relação às dificuldades relacionadas à “regulação”, já que o Hospital Municipal é uma unidade de média complexidade, segundo Dr. Calixto, existe um gargalo na saúde com a quantidade de pacientes na rede que precisam de regulação, e não ter vagas suficientes para todos, mas dentro da medida do possível, a equipe tem tido sucesso na regulação.

AÇÕES REALIZADAS PELO PREFEITO DINHA NA SAÚDE

A Saúde tem sido um dos maiores investimentos do prefeito Dinha Tolentino. O Gestor Municipal investe 21,39% com recursos próprios.

Entre algumas conquistas, está à aquisição de duas novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sala de estabilização; parceria com a Multimagem (ressonância magnética), Unidade de Saúde da Família (USF), no Cristo Rei; construção de três unidades de saúde: Pitanga de Palmares, Ponto de Parada e Eucalipto; aquisição de aparelhos oftalmológicos e Raio-X digitalizado, reforma e climatização da Enfermaria 2 do Hospital Municipal; construção de área de vivência e convivência; aquisição de mesa elétrica cirúrgica; instalação da unidade interligada de registro civil de nascimento; implantação do teste do olhinho, além de palestras, capacitações, ações e visitas de vinculações.