Eleitores simõesfilhenses não precisam ter pressa para a realização do recadastramento biométrico


Os Eleitores do Município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) não precisam ter pressa para a realização do recadastramento biométrico da Justiça Eleitoral.

É que, de acordo com a justiça eleitoral, no município o processo de revisão biométrica ainda é espontâneo, quando não há prazo final estabelecido para que o cadastro seja efetivado.

Assim, o cartório está dando prioridade de atendimento para a confecção do primeiro título, aos eleitores que necessitem transferir o domicílio eleitoral, ou, ainda, para alteração de dados cadastrais (em razão de casamento, divórcio e etc.).

O agendamento para quem precisa regularizar a situação junto ao cartório eleitoral é feito todas as sextas-feiras a partir das 12:00h e o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Comarca de Simões Filho.

Assim, não há a possibilidade de cancelamento imediato do título, uma vez que não existe prazo estabelecido para o término do recadastramento biométrico na cidade. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lembra que, os eleitores, mesmo aqueles que não fizeram a biometria, poderão votar normalmente nas próximas eleições, desde que o título esteja regular.

 Biometria é a identificação do eleitor por meio do reconhecimento da impressão digital por um leitor biométrico. No cadastramento são coletadas a assinatura eletrônica do eleitor, sua foto e suas impressões digitais.

O sistema biométrico proporciona mais segurança ao processo eleitoral, garantindo que ninguém votará no seu lugar. Na votação com identificação biométrica, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica, o que diminui o risco de fraudes.