Desemprego na RMS aumenta no mês de junho; taxa é de 24,8%


Segundo dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos (SEI), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), a taxa de desemprego na região metropolitana de Salvador aumentou em junho em relação ao mês maio.

No mês de maio o índice que era de 23,7%, passou para 24,8% no mês de junho, referente dados da População Economicamente Ativa (PEA), e que equivale a um acréscimo de 24 mil pessoas sem ocupação, totalizando 456 mil pessoas desempregadas.

Neste contexto, a taxa de desemprego aberto aumentou de 17,5% para 17,8% e a de desemprego oculto, de 6,2% para 7,0%. A alteração se deve a dois fatores: a diminuição do nível de ocupação em 11 mil postos de trabalho e a elevação da PEA, com a entrada de novas 13 mil pessoas na força de trabalho da região.

De acordo com o órgão, os setores que apresentaram aumento foram comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (3 mil postos de trabalho, o equivalente a 1,1%) e indústria de transformação (2 mil ou 2%).

Os setores de Serviços (13 mil, ou 1,4%) e construção (4 mil ou 3,6%) sofreram redução.