De volta à ditadura: Secretários municipais são proibidos de conceder entrevista à imprensa simõesfilhense


Ditadura é um regime governamental onde todos os poderes do Estado estão concentrados em um indivíduo, um grupo ou um partido. O ditador não admite oposição a seus atos e ideias, e tem grande parte do poder de decisão. É um regime antidemocrático onde não existe a participação popular.

Em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) parece que a ditadura voltou a imperar, embora seja algo antidemocrático e completamente contrário a constituição federal, que desde 1988 rege os estados brasileiros, assegurando aos cidadãos deveres e direitos básicos, como a liberdade de expressão.

Durante a entrega da Creche Escola Maria Sérgia Pereira de Souza, no bairro de Simões Filho 1, realizada na manhã desta sexta-feira (06), que inclusive é uma obra executada pelo Governo Federal em parceria com a gestão municipal ainda na época do ex-prefeito Eduardo Alencar e apenas concluída na administração do atual prefeito Diógenes Tolentino, a reportagem do Mapele News tentou entrevistar alguns secretários municipais, mas foi impedida.

De acordo com os próprios secretários, a exemplo da chefe da Saúde, Maria Betânia e de Esportes e Juventude, Sirliane Ribeiro, há uma ordem superior de que nenhum funcionário do primeiro escalão da gestão Dinha tem autorização para conceder entrevista à imprensa local sem um consentimento prévio, mediante pauta anteriormente enviada à Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

Em outras palavras, os secretários só podem declarar aquilo que for devidamente ensaiado e orientado pela Assessoria de Comunicação, caso contrário, nada feito. Partindo desse pressuposto, cabem então alguns questionamentos: Será que os secretários não têm autonomia ou conhecimento necessário para defender as pastas que são comandadas por eles mesmos? Ou será que algumas de suas declarações podem comprometer a imagem de “Boa Terra” vendida diariamente pela gestão através de caros contratos efetivados com agências de publicidade?

Será ainda porque, na última quinta-feira (05), em entrevista ao Mapele News, a secretária de Saúde, Maria Betânia, com toda educação e atenção que sempre dedicou aos veículos de comunicação da cidade, afirmou que “não teria como debater as denúncias da população sobre a falta de medicamentos nas unidades de saúde da cidade, por se tratar de informações verídicas?

O site Mapele News vem buscando retratar a realidade do município, trazendo informações concretas, com provas contundentes de que a cidade está realmente passando por um momento ruim, conforme relatos e denúncias enviadas espontaneamente ao site, por centenas de munícipes.

Também é observado que, diante das últimas ordens determinadas pelo prefeito Diógenes Tolentino, fica claro a tentativa de oprimir ou ainda inibir a imprensa local de retratar a opinião da grande massa da população, que não está satisfeita com os diversos seguimentos governamentais como: saúde, educação, infraestrutura e mobilidade urbana.

Vale salientar que o Mapele News atua em Simões Filho há 08 anos, com credibilidade, transparência e acima de tudo imparcialidade, levando sempre em consideração a ética profissional e a responsabilidade que a comunicação social exerce sobre a opinião pública.

Desde que o site começou a receber e retransmitir inúmeras reclamações sobre falta de iluminação, obras inacabadas, esgoto a céu aberto, falta de material para curativos e tantas outras situações que revelam o caos instaurado na cidade nos últimos meses, simplesmente, portas começaram a se fechar e bocas a se calar cada vez que nossa equipe está por perto.

Para concluir esse editorial e deixar que as próximas conclusões sejam tomadas pelo próprio amigo leitor, queremos deixar aqui o conceito de “Liberdade de expressão”, que é o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou censura por parte do governo ou de outros membros da sociedade.