Pais Superação: Crianças com microcefalia realizam ensaio fotográfico em Simões Filho


Para dar continuidade aos avanços no acolhimento às famílias com bebês portadores da microcefalia, o projeto “Pais Superação”, uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Simões Filho; pretende levantar a autoestima dos envolvidos. A equipe de fisioterapia do Centro de Saúde da Mulher, entre algumas ações realizadas pelo ‘Núcleo de Enfrentamento à Microcefalia’, na última quarta-feira (04), realizou um ensaio fotográfico que envolveu pais e filhos.

O projeto “Pais Superação” reúne famílias e profissionais da área de saúde que atuam no desenvolvimento das crianças com microcefalia desde as sessões de fisioterapia e fonoaudiologia até o acompanhamento psicológico com pais e/ou parentes mais próximos.

O encontro é realizado semanalmente e o grupo recebe orientações e palestras sobre diversos temas, entre eles, os ‘cuidados, aceitação e estímulo precoce’. Além disso, estão assegurados aos pais, os ‘encaminhamentos necessários de agendamento de consultas e garantia de tratamento aos filhos’.

13179463_622130131275981_6353524605255607699_n

O projeto têm por base a ‘sensibilidade de levantar a autoestima das famílias’ e as sessões de fotos conta com a colaboração de dois fotógrafos profissionais voluntários. As imagens demonstram a importância do ‘respeito e direito à vida’ que estão acima de qualquer tipo de limitação.

De acordo com a prefeitura, em Simões Filho foram notificados 10 casos de microcefalia e o comitê de profissionais é composto pela interação entre Atenção Básica, Central de Marcação, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Hospital Municipal, Ambulatório de Fisioterapia, Neonatologista, Pediatria, Neuropediatria, Central de Referência – Centro de Saúde da Mulher e Enfermeiros das Unidades de Saúde.