Concurso Miss Bumbum elimina candidata transexual por não ter feito cirurgia genital


Uma candidata transexual ao concurso Miss Bumbum Brasil  foi desclassificada na última sexta-feira (28), gerando polêmica entre as demais participantes. Em declaração feita à RedeTV, Cacau Oliver, responsável pela organização do concurso afirmou que a candidata (que não teve o nome divulgado) não informou que não tinha realizado a cirurgia de redesignação sexual (genital), popularmente conhecida como “mudança de sexo”.

“O problema da candidata não foi o fato de ser transexual, mas sim de omitir que não tinha feito a operação de troca de sexo”, disse.

Depois da decisão está circulando, na internet várias críticas foram colocadas contra a produção do concurso. “Absurdo. Isso é transfobia. Falta de respeito”, disse uma internauta no Twitter. Outra escreveu: “Se não tem no regulamento ela não teria obrigação de falar nada”.

O concurso terá 27 modelos que representarão os estados brasileiros e a votação oficial será aberta no dia 7 de agosto. A final está prevista para acontecer no dia 6 de novembro em São Paulo. As participantes estão sendo divulgadas aos poucos nas redes sociais da competição.

Em 2012 a mulher transexual Amanda Sampaio participou como a Miss Bumbum Bahia. Na época aconteceram várias manifestações transfóbicas, mas ela ficou na disputa. O concurso já deu visibilidade à nomes consagrados como  a modelo Andressa Urach e outras.