Comunidades da zona rural sofrem com falta de água em Simões Filho


A falta de água em Simões Filho já se tornou uma questão corriqueira em diversas comunidades, a exemplo dos moradores de Mapele, na zona rural do município, que se queixam da falta no serviço cotidianamente.

Neste sentido, o vereador Manoel Carteiro esteve na última quarta-feira (14), no escritório da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para reforçar o pedido de melhorias no serviço.

Na oportunidade, Manoel conversou com o gerente do órgão, Ruy Viana, pedindo a melhora da distribuição da água em Mapele, tendo em vista que diversas ruas estão ficando prejudicadas com a irregularidade.

Também foi discutida a implantação do sistema de água encanada nas comunidades de Cotegipe e Santa Luzia, que ainda não dispõem de rede de esgotamento sanitário nem de abastecimento de água via Embasa.

Vale salientar que, nestas comunidades, os moradores sobrevivem do cultivo de mandioca e do beneficiamento da Carimã e toda a produção rural fica comprometida por causa da falta de água potável na região.

Ter água encanada é, quem sabe, uma das demandas mais ansiadas pela população local. De acordo com o prefeito Diógenes Tolentino, um projeto de ampliação do sistema já está em andamento.

Em maio de 2017, técnicos da Prefeitura e da Embasa se reuniram para discutir o novo Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que envolve o projeto de ampliação de abrangência do sistema de água e esgoto na cidade.

No encontro, especialistas da Embasa apresentaram ao gestor municipal as etapas para a elaboração do Plano e os projetos a serem realizados no município até 2020 nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. As obras irão abranger a sede municipal de Simões Filho, além de localidades como Cotegipe, Pitanga de Palmares e Góes Calmon.