Com 3º pior crescimento da História, governo Dilma acumulou somente 0,9%


Após retração de 3,8% registrada em 2015, o governo de Dilma Rousseff manterá a marca de terceiro pior crescimento econômico desde o início da República. Informação dada pelos cálculos do economista Reinaldo Gonçalvez, professor da UFRJ.

De acordo com O Globo, desde 2011, o PIB brasileiro cresceu, em média, 0,9%. O número só ganha dos resultados acumulados no governo Collor (-1,3%) e de Floriano Peixoto (-7,5%).

Até 2014, a média do governo Dilma era de 1,6%. Atualmente o desempenho da petista se distancia ainda mais do legado de seu antecessor, pois durante o governo Lula, o Brasil cresceu, em média, 4%. Já a administração de Fernando Henrique Cardoso o crescimento médio foi de 2,3%, metade do registrado pelo antecessor Itamar Franco (5%).

Para Gonçalves, o resultado do ano passado reforça o sentimento de que a crise se agravou em 2015. “O Brasil tem uma crise sistêmica com vetor político muito forte. Só pode entrar em reequilíbrio se tiver um movimento muito forte no campo político institucional. Aí joga as expectativas para outro campo”, avalia o economista. Informações do Notícias ao Minuto.