Cartório de Registro oferece serviços gratuitos para segunda via de certidões em Simões Filho


O Cartório de Registro Civil do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), está disponibilizando gratuitamente o serviço de emissão de segunda via de certidões, caso o cidadão local declare não ter condições de pagar a taxa obrigatória.

Para não efetuar o pagamento no valor de R$ 28,00 equivalente a taxa obrigatória exigida pelo Cartório, o cidadão poderá solicitar a isenção no próprio balcão de atendimento, mediante preenchimento de formulário, declarando não ter condições financeiras de arcar com o honorário.

“Imediatamente após apresentação dos documentos necessários, a segunda via da certidão será emitida, sem nenhuma burocracia ou dificuldade”, garante a titular do Cartório Amanda Leite.

Em entrevista ao Mapele News, na manhã desta quinta-feira (29), Amanda explicou que a iniciativa visa facilitar o exercício da cidadania para os munícipes, que em alguns casos ficam sem o documento por não terem condições de pagar pela segunda via.

“Todos os dias tem centenas de pessoas procurando o cartório para emissão de certidão de nascimento e a gente está de braços abertos para receber a população. Agora com mais esta possibilidade, que é oferecer a gratuidade, e a nossa intenção é atender as pessoas com o máximo de agilidade possível, pra que a busca e a emissão do documento aconteçam no mesmo dia”, revelou a titular.

Amanda salientou ainda que os munícipes nascidos em Salvador que residem em Simões Filho, devem ser registrados aqui mesmo no município, para facilitar no caso de haver necessidade da segunda via do registro e também para que o recém nascido entre na estatística da população local, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para a emissão de segunda via de Certidão de Nascimento, Casamento ou Óbito é necessário que o cidadão apresente o documento original de Registro Geral (identidade) ou a certidão antiga, para agilizar o processo de busca e emissão do novo documento.

O cartório de Registro Civil fica localizado na Rua José Laurentino Batista, nº 305, atrás do Restaurante Sertão e Mar, no Centro da cidade. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, sem interrupção no horário do almoço.