Cão de rua entra em loja, rouba livro e sai de fininho; veja vídeo


Uma cena um tanto quanto inusitada foi flagrada na última sexta-feira (16), pelas câmeras de segurança de uma livraria localizada dentro da universidade Feevale, em Novo Hamburgo, Região Metropolitana de Porto Alegre.

Um cachorro entra na livraria, vai até uma prateleira, “escolhe” um título, abocanha o exemplar e sair andando pela porta, sem que ninguém note.  As imagens, compartilhadas pelo perfil da loja, já acumulavam 9,3 mil compartilhamentos na manhã desta segunda-feira (19).

 Instantes após o cachorro sair da loja, um homem entrou na livraria com o livro, e o devolveu à balconista. “Olhei o livro e vi que ele tava todo babado. Aí comecei a rir”, conta Naiara Raquel Pilger, 23 anos, que trabalha há três anos no local.

De acordo com Naiara, todos que estavam na frente da livraria viram a cena do cão tentando carregar um exemplar de “Dias de abandono”, da escritora italiana Elena Ferrante, escolhido pelo animal. “Tava todo mundo rindo. Ele deixou cair, aí tentou pegar de novo, mas não conseguiu”, contou ela, aos risos. O livro, lançado no Brasil em 2016, traz a história de uma mulher após uma separação. A protagonista é dona de um cachorro.

O animal tem circulado pela área da livraria ultimamente, conforme conta a balconista. Rumores dão conta de que o cachorro foi adotado recentemente, mas fugiu e foi parar na universidade. Segundo Naiara, o cachorro fã de literatura não é o único. “De vez em quando vem uns que se escondem aqui. Mas nenhum nunca tentou pegar nada”, conta.

Na manhã desta segunda-feira, o animal dormia no tapete em frente ao estabelecimento antes de resolver pegar o livro. O exemplar, com as marcas dos dentes do animal, será guardado pela loja como recordação.