Campanha ‘A Luz dos Olhos Dela” arrecada R$ 20 mil para cirurgia na visão de jovem de Simões Filho


O programa de rádio ‘Bom Dia Simões Filho’, na FM 87.9, apresentado pelo radialista Jairo Mascarenhas, destacou na manhã desta quinta-feira (27), o caso da estudante universitária e moradora do município que necessita com urgência fazer uma cirurgia, após ser diagnosticada com uma doença chamada ‘ceratocone’. O programa levou a professora de educação básica e licenciada em Geografia pela UNEB, Mara Maroka Mascarenhas que após conhecer o drama da jovem Naira Lorena Santos Santana, 21 anos, organiza uma bazar beneficente com a finalidade de arrecadar recursos para a realização do procedimento cirúrgico.

A campanha intitulada “A Luz dos Olhos Dela”, conta com a mobilização da própria Naira Lorena que, através, do ‘Catarse’ – site para pedidos de doações – relata o sofrimento enfrentado com a doença, ela que é estudante do curso de Design Gráfico e Comunicação Visual que requer muito esforço da sua visão. A Ceratocone é uma doença ocular bilateral e progressiva do olho, que afeta o formato (com aspecto de cone) e a espessura corneana, provocando a percepção de imagens distorcidas e embaçadas.https://scontent.fgig1-4.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/

De acordo com a professora Mara Maroka ao ouvir o desabafo da mãe da jovem, a sra. Laura em um ponto de ônibus quando iam para o trabalho, de prontidão ofereceu a ajuda na mobilização na corrida para evitar que a jovem fique cega. Após o diagnóstico e tratamento com óculos e lentes especializadas, Naira Lorena não conseguiu obter uma visão satisfatória e foi indicada a cirurgia que deverá ser realizada em uma clínica em Belo Horizonte, na capital mineira. A cirurgia e custos com a pós-cirurgia, além do deslocamento da jovem e da acompanhante, sua mãe, foi orçado em R$ 20 mil.

“Iniciei então o tratamento com lentes semi rígidas mais ou menos 6 meses após o diagnóstico. Um tratamento um pouco doloroso e caro. Na última troca das lentes, percebi que nem elas estão me trazendo visão satisfatória. Uso as lentes e os óculos ao mesmo tempo e ainda sinto muita dificuldade para enxergar e isso vem me prejudicando nas aulas, principalmente no curso que faço, que exige demais da visão”, relata a jovem que mora na Quadra 1, do CIA II.

Portadora do 3º Grau da Ceratocone, Naira Lorena revela ainda que é necessário fazer uso do “anel de ferrara”, um procedimento cirúrgico desenvolvido pelo médico oftalmologista e especialista em ceratocone e criador do anel de ferrara.

Apesar do sofrimento e do drama vivenciado, a jovem que ganhou mais uma incentivadora, a professora Mara Maroka tem a esperança de que moradores da cidade serão protagonistas de um ato de solidariedade e de amor ao próximo. “Deus é maravilhoso e as pessoas também”, disse Maroka ao radialista Jairo Mascarenhas.

Em nota em sua rede social, a voluntária já iniciou a campanha “A Luz dos Olhos Dela”. “Estamos organizando um grande bazar beneficente e contamos com a solidariedade de todos. Quem tiver interesse, pode doar roupas, calçados e os mais variados objetos em bom estado de conservação. Contamos com o apoio de vocês, e que Deus retribua em forma de paz e saúde para todos”, declara Maroka.

A expectativa é que o Bazar Beneficente seja realizado no sábado, 12 de Novembro, na Praça da Bíblia. A população já pode fazer suas doações de objetos para que ainda possa ser precificadas e colocados à venda no evento.

Mara Maroka disponibiliza o WhatsAap, onde a população poderá entrar em contato, no nº (71) 9 8663-8189 e obter mais informações sobre locais para fazer as doações.

Através deste LINK, a população poderá conhecer mais ainda o drama vivenciado e a corrida pela arrecadação de recursos para a cirurgia. Naira Lorena disponibiliza também um conta na Caixa Econômica, onde os “Anjos Solidários”, poderão fazer suas doações.

Naira Lorena Santos Santana
Agência: 2150
Operação: 013
Conta Poupança: 00040140 Dígito: 8
Caixa Econômica