Câmara aprova indicação do Conselho Municipal do Esporte em Simões Filho


Com unanimidade, a indicação para a criação do Conselho Municipal do Esporte foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Simões Filho, em sessão ordinária na manhã desta terça-feira (01). O projeto apresenta um grande benefício para os esportistas simõesfilhenses e em sua relevância a indicação de nº 719/2016 ,solicita ao Poder Executivo a elaboração do Projeto de Lei com finalidade de formular políticas públicas e planejar ações ao fortalecimento das atividades esportivas amadoras no município.

https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t34.0-12/

De autoria dos vereadores Nivaldo Silva Dórea (PC do B) e Everton Garcia Lima (PSD), e apoio dos demais parlamentares, com isso, a criação do projeto pelo Poder Executivo, que em seus antecedentes partiram do clamor e da luta de esportistas da cidade, favorecerá a disponibilidade de se criar um fundo para os recursos necessários na área de esporte.

O Conselho de Esporte ainda tem como competências desenvolver estudos, projetos, debates, pesquisas relativas à situação do esporte no município, contribuir como ferramenta de transformação social para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais, além do  planejamento de ações que visarão a captação de recursos através de incentivos.

Na tribuna da Casa, o vereador Nivaldo Dórea defendeu o projeto como de “extrema relevância quando se fala do setor e como diretriz para o melhor aproveitamento das atividades esportistas”, em uma cidade que possui um grande celeiro de pessoas que atuam e desenvolvem o esporte.

O Conselho será composto por membros oriundos do poder público e da sociedade civil e de pessoas ligadas à área que exercerão o trabalho sem remuneração.

O Presidente Joel Cerqueira (PT), exaltou a importância do projeto para a cidade, principalmente, pela facilidade de colocar em prática uma das suas indicações, a “Bolsa Atleta” e que dará maior independência aos atletas do município. “É preciso que haja a implementação da formação do Conselho e onde deverá ser criado um fundo para o esporte”, disse o parlamentar que lamentou a impossibilidade do seu projeto ser viabilizado nesta Legislatura.

O Vereador Everton Paim, em seu discurso, mencionou esportistas presentes na sessão, como Solange Carvalho, professor Marcelo, o radialista Gilmar Marcelino que cobre o esporte na cidade, professor Nilselino, entre outros. “A Solange atleta é nossa mãe e foi uma referência para nós”, relembrou Everton Paim, ao relatar sua participação em atividades esportivas na época da escola.

Para o vereador Genivaldo Lima, a indicação deverá ser transformada em projeto de Lei pelo atual prefeito, mas se isso não for possível, garantiu que o novo governo do prefeito eleito dará prioridade ao novo Conselho na cidade, a partir de janeiro de 2017.